As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

EB de Águeda + Jardim de Infância (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há mais de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

186

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Oferecendo as plantas e sementes, dando alguns conselhos de tratamento, evitando as doenças das plantas. Contribuindo com cascas de ovos e borras de café e outros compostos naturais para colocar no compostor. Na construção de espantalhos para proteger a horta. Colaboraram de acordo com a sua disponibilidade e quando solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças gostam de tratar da horta, de regar, de acompanhar o nascimento das plantas, de acompanhar o crescimento das plantas, sua identificação. Na prova das saladas) alface, beterraba, cenoura, cebola. Realizaram-se varias vezes saladas para acompanhamento da refeição do almoço, realizou-se uma sopa de legumes. Como este ano tivemos maior quantidade de e diversidade de legumes realizaram-se quatro cabazes que foram sorteados pelas 4salas do Pré- escolar. As crianças e as famílias ficaram satisfeitas com esta iniciativa. Falta ainda a colheita dos tomates que estão verdes. A comunidade gosta de observar a horta. Esta esta localizada na parte principal da escola, com visibilidade para o exterior), e as pessoas que passam elogiam o envolvimento das crianças.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As crianças com a colaboração do pessoal docente e Assistentes, colaboram no que é e quando é necessário. A repartição das tarefas é planificada e, articulada acordo comas necessidades. Tratamento do terreno, semear, plantar, mondar, regar e colher.

7. Como é feita a preparação do solo?

Este ano letivo foi com a colaboração das assistentes pois estávamos em situação de confinamento (Covid19) nos anos anteriores tivemos a colaboração dos funcionários da Junta de freguesia de Águeda, no cavar do terreno. De salientar que se utilizou todo o composto do nosso compostor, para a fertilização do terreno. Assiduamente colocamos no compostor as cascas da fruta e o que as crianças trazem de casa (cascas de ovos e borras de café), para além das folhas secas do nosso Jardim.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de cascas das frutas, folhas secas, ervas invasoras, cascas de ovos, borras de café, folhas da horta…

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano letivo semearam-se favas, e plantas aromáticas (salsa e coentros).Plantaram-se batatas, cenouras, couves de diferentes tipos, cebola, alho francês, beterraba, alhos, brócolos e tomates.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveita-se a água da chuva, que é colocada no tanque com garrafões de plástico. Ainda não temos a conduta das águas pluviais para o seu aproveitamento. Temos a promessa da Camara Municipal de Águeda que irão fazer esse arranjo, estando a estudar a melhor forma de o fazer. O ano passado tivemos a colaboração dos Bombeiros de Águeda que nos encheram o depósito com água do rio.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, mas este ano não tivemos problemas. Colocámos cinza e borras de café no início da plantação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Sorteio de cabazes de legumes

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividades de culinária: Realizámos duas vezes sopa de legumes.
Saladas diversificadas, várias vezes durante o 3ª período envolvendo todas as salas/alunos do 1ªciclo e Pré- escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Escolher os legumes da horta, organizar os 4 cabazes e Sorteio dos cabazes pelas salas do JI.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Biodiversidade na horta e no Jardim da escola.
A fim de proteger as plantas e animais e atrair outros para a horta e o Jardim envolvente, lançámos o desafio aos pais para construírem ninhos, comedouros, bebedouros e espantalhos que depois foram colocados em diferentes locais da horta, e do Jardim.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta continua a ser um centro de estudo e de experiências… As crianças continuam a fazer as suas pesquisas, o seu tratamento e manutenção como verdadeiros hortelãos/ecologistas. E como bem cantam “Temos de proteger a natureza…temos de proteger o ambiente”…
é esse o nosso grande objetivo:
Sensibilizar as crianças para a Sustentabilidade Biológica.

15.1. Link para a página da horta:

https://drive.google.com/file/d/14vkPZeVVauyRllwuTbWIJPyBspMg_mxU/view?usp=sharing ou encurtador.com.br/gtMPR