As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Integração Social e Cultural, Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os nossos como são a maior parte de longe de Coimbra (diversos regiões de Portugal, incluindo ilhas), trazem espécies dos quintais das famílias para plantarem na escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos começaram a ter mais sensibilidade para com as espécies. Começaram a optar pelo consumo e confeção com produtos biológicos. E sendo da área alimentar entendemos que será uma mais valia para o futuro profissional e para os seus clientes. Pois nestes anos já conseguimos verificar que alguns alunos, que estão no mercado de trabalho (restaurantes e hotéis), optam para criação mini hortas o mesmo se passa nas próprias habitações.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é efetuada de 15 e 15 dias nas épocas normais, sendo com mais frequência quando há necessidade. Conseguimos efetuar um sistema de aproveitamento de águas pluviais para rega.
Os professores levam os alunos para a horta para efetuarem a manutenção, além dessas turmas também existe a manutenção efetuada pelos alunos voluntários da Green Team.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é 100% manual, com o arrancar das infestantes, preparação é remexer o solo e fertilizar com adubos verdes e estrume de cavalo quando necessário.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este ano recomeçou-se a construção de um compostor (construído com a reutilização de paletes de madeira).
Os materiais para a compostagem serão só "verdes", de forma a afastar os ratos, que tinham sido o problema dos anos anteriores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são essencialmente plantas aromáticas, flores comestíveis e árvores de fruto. Mas também temos canteiros onde são cultivadas hortícolas e ainda opta-se pela rotação de culturas e consociação de espécies.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As águas pluviais são recolhidas para um deposito de 210 litros que tem uma torneira e também através de bidons junto às caleiras dos telhados da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos da Green Team e as professoras coordenadoras, frequentemente deslocam-se à horta e analisam visualmente as espécies. Até agora não foram verificadas pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não temos animais de criação, mas tentamos aumentar a biodiversidade.
Criamos um hotel para insectos e foram colocados 5 ninhos nas árvores.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Workshops e visitas de estudo

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos:
Sendo nós uma escola de hotelaria diariamente os alunos, para as suas confeções criativas se deslocam à horta para colher as espécies.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O espaço da horta antes do programa eco escolas, era uma sucata, depois da intervenção conseguiu-se controlar esse problema e manter a horta. Para tal foi colocada uma cerca de madeira, para evitar que coloquem a sucata da escola neste espaço.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/groups/ehtcecosocial/