As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 D. Pedro I (Alcobaça)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há vários anos. O espaço da horta esteve em pousio no último ano devido à pandemia.

2. Área aproximada da horta (m²):

49 m².

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficina de Trabalho de Projeto (oferta de escola) / Aulas de apoio Educação Especial.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais e avós forneceram as plantas e as sementes. Os alunos põe em prática os conselhos dados pelos familiares.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Despertar o interesse pela germinação das sementes e o crescimento das plantas;
- Motivar para agricultura biológica e a produção de legumes saudáveis;
- Aprender formas alternativas de enriquecer o solo e de evitar as pragas;
- Responsabilizar os alunos (proteção e manutenção da horta, rega...);
- Incentivar o respeito pelos espaços verdes da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas aulas de Trabalho em Oficina de Projeto, um grupo (rotativo) de alunos vai para a horta sob a supervisão de uma professora. Aí, cada um escolhe a tarefa a desempenhar: cavar, sachar, arranque de ervas daninhas, sementeira/plantio, rega, reparação das cercas dos canteiros, ...

7. Como é feita a preparação do solo?

Solicitámos a colaboração do Departamento de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Alcobaça para remover o solo compacto e empobrecido do espaço e a colocação de uma terra mais propicia ao cultivo, o que foi feito em novembro.
Em janeiro, começámos a cavar, trabalho esse que foi interrompido pelo confinamento.
A partir de abril, fomos preparando os canteiros, removendo ervas daninhas, cavando e enriquecendo a terra com um substrato orgânico. Depois do plantio/ da sementeira, colámos borra de café junto das plantas para fertilizar o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocamos as ervas daninhas arrancadas e as folhas secas no compostor. Em seguida, molhamo-las para facilitar a decomposição.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Abóbora, curgete, pepino, tomate, couve, alho francês, feijão, cebolinho, milho, ervas aromáticas (alecrim, hortelã, coentros, salsa, tomilho...) e uma macieira.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi elaborado um calendário com uma escala com grupos (de três), a fim de todos os alunos da turma serem contemplados.
A rega é efetuada à segunda-feira (Oficina de Trabalho de Projeto), à quarta-feira (hora de almoço) e sexta-feira (Cidadania).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que se procede à rega, os alunos observam as plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Surgiram piolhos nas flores de duas aboboreiras. Pulverizámos com água e sabão azul.
Colocámos cinza no pé das plantas para afastar outras pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Conforme já referimos acima, semanalmente, a aula de Trabalho em Oficina de Projeto decorre com um grupo de alunos rotativamente (como se trata de uma disciplina com duas professoras, uma está na horta com o grupo enquanto outra está na sala de aula).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O confinamento não permitiu uma maior exploração da atividade. A sementeira e o plantio tardio não permitiu que os alunos venham a usufruir do prazer da colheita.

15.1. Link para a página da horta: