As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

0.27

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, Oferta Complementar/ Educação para Cidadania/ Expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alteração de hábitos alimentares. Consciencialização da importância das plantas para a obtenção de um ambiente saudável e rico em oxigénio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias um grupo de três alunos rega a horta e tira as ervas daninhas e as folhas secas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Utilizamos terra fertilizada, realizamos a limpeza e tratamento da terra com uma pá.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas: salsa, hortelã coentros, oregãos, dente de leão, mangericão.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utilizou-se água da rede pública, aproximadamente uma garrafa de litro e meio.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve aparecimento de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Confeção de sumos, com recurso às folhas de hortelã. Utilizaram-se as ervas aromáticas na elaboração dos pratos da cantina.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realização de um prato gastronómico "Bacalhau à Brás" com decoração com recurso à erva aromática "Salsa.
Realizou-se uma vez com uma turma de 2º Ano, com 24 alunos.
Na disciplina de Português os alunos trabalharam a receita deste prato gastronómico, com leitura e exploração e compreensão do texto. Em transdisciplinaridade com a disciplina de matemática, estudaram-se as quantidades necessárias para a realização deste prato para 24 alunos. Em Estudo do meio, explorou-se a temática da alimentação saudável, com utilização de azeite e recurso à utilização de ervas aromáticas para redução do sal.
Todos os alunos gostaram de participa nesta atividade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realização de um prato gastronómico "Salada" com decoração com recurso à erva aromática "Mangericão"e tomate.
Realizou-se uma vez com uma turma de 2º Ano, com 24 alunos.
Na disciplina de Português os alunos trabalharam a receita deste prato gastronómico, com leitura e exploração e compreensão do texto. Em transdisciplinaridade com a disciplina de matemática, estudaram-se as quantidades necessárias para a realização deste prato para 24 alunos. Em Estudo do meio, explorou-se a temática da alimentação saudável, com utilização de azeite e recurso à utilização de ervas aromáticas para redução do sal.
Todos os alunos gostaram de participa nesta atividade.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Realização de um sumo natural de laranja com aroma à erva aromática "Hortelã".
Realizou-se uma vez com uma turma de 2º Ano, com 24 alunos.
Na disciplina de Português os alunos trabalharam a receita deste sumo, com leitura e exploração e compreensão do texto. Em transdisciplinaridade com a disciplina de matemática, estudaram-se as quantidades necessárias para a realização deste sumo para 24 alunos. Em Estudo do meio, explorou-se a temática da alimentação saudável, com utilização de sumos naturais recurso à utilização de ervas aromáticas e a importância da redução do açúcar nos sumos, e as vantagens dos sumos naturais em detrimento dos refrigerantes.
Todos os alunos gostaram de participa nesta atividade.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Ao se ter semeado a horta em vasos dentro da sala de aula, os alunos puderam explorar imensos aspetos pedagógicos.
Em português,oralmente dialogaram e estudaram a importância do crescimento das plantas, o que as plantas fornecem, etc.
Em estudo do meio, viram as partes constituintes das plantas, a importância de ter plantas no desenvolvimento da natureza.
Em oferta complementar/Educação para a cidadania, distribuiram-se tarefas e chegaram-se a consensos.
Em matemática, fizeram gráficos com o crescimento das plantas.
Em conclusão, os alunos verificaram que é possível fazer uma pequena horta em espaços pequenos, exemplo varandas de apartamentos. Só é necessário boa vontade e imaginação.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Eco-Escolas-Escola-B%C3%A1sica-das-Ribeiras-102880191612641