As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

UDI S. João da Talha - Nuclisol Jean Piaget (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

+/- 12 Anos

2. Área aproximada da horta (m²):

+/- 50m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as disciplinas envolvidas.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

27

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Nesta altura de pandemia não. Em alturas normais, em várias atividades relacionadas com projetos de sala ou da instituição. Por sala uma a duas vezes no ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Nas crianças criou responsabilidades. Adquirem novas aprendizagens. A comunidade educativa pode usufruir dos produtos por nós cultivados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala é responsável por um talhão da horta. Organizam entre si os dias e as horas em que cada sala lá pode ir.

7. Como é feita a preparação do solo?

As ervas são arrancadas, a terra cavada e adubada com adubo estrumado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, Couve, Feijão verde, cebola, tomate, favas…

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Usamos mangueira ou regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A feira na escola foi realizada 3 vezes. As salas do Jardim de Infância (2) foram apanhar as couves, favas e alfaces e colocaram para venda na porta de entrada da instituição. As crianças foram apanhar os legumes mais as educadoras e auxiliares.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fizemos queques de alface, sopa e salada.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As crianças ouviram histórias e fizeram registos escritos na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem sido uma mais valia para muitas crianças adquirirem conhecimentos sobre a natureza, qual o processo de desenvolvimento das plantas e de muitas brincadeiras ao ar livre.

15.1. Link para a página da horta: