As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Curriculares e AEC's

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Solicitação de plantas/sementes para cultivo e utensílios.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consciencialização da preservação da natureza; conhecimento de alimentos e frutos; alimentação saudável; consumo dos alimentos; motivação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É atribuído a cada turma/grupo uma hora para regar, cuidar e visitar a horta, acompanhados pelo titular e o professor responsável pela horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpar as ervas e mato do terreno; cavar a terra para arejar; plantar os alimentos, utilizando material de compostagem para adubar e fortalecer a terra; remover ervas daninhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de cascas de alimentos; folhas de árvores; ramas dos vegetais; ervas daninhas e mato extraído do terreno.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, de chá, legumes, árvores de fruto e outras plantas

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sobretudo no início da manhã ou final do dia, mediante uma escala prévia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não, uma vez que não tem sido necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Visita de estudo à horta por turmas do outro edifício

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No âmbito da alimentação saudável, ao longo do ano, são promovidas ações no sentido de confecionar refeições saudáveis com os alunos, tanto com alimentos da horta, como com outros trazidos pelos alunos. Estas atividades envolvem todos os alunos da escola (220 alunos), em ambos os edifícios e só são possíveis graças à colaboração dos EE. Saliente-se que todo este trabalho é divulgado no facebook da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos visitam a horta frequentemente. Fizeram também a identificação das ervas de chá e dos alimentos cultivados, bem como elaboraram ninhos para as espécies que ali aparecem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A nossa escola é constituída por dois edifícios, sendo que a horta está no edifício Visconde 103, onde a área de terreno é maior. No entanto, algumas turmas do outro edifício Visconde 31 têm visitado a horta, no âmbito de projetos que permitem aos alunos estarem em espaços exteriores e que promovam o saber interdisciplinar. A partir destas visitas, são realizadas diferentes atividades, como o preenchimento de um guião, a realização de refeições saudáveis (sopa) e a elaboração de cartazes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano letivo, a escola tem privilegiado cada vez mais as atividades no exterior, pois julgamos ser importante para a vida das crianças e para que estas mantenham um estilo de vida saudável. Verificou-se um grande interesse não só dos alunos em participarem neste tipo de atividades, mas também dos próprios professores titulares de turma que têm trabalhado em parceria com o professor responsável pelo projeto. Além disso, é notória a alegria das crianças em levarem para casa os legumes e poderem partilhá-los com as suas famílias.

15.1. Link para a página da horta:

facebook da escola