As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira (Tomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Primeiro ano Horta Bio na escola.

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais / Educação Especial (alunos ao abrigo do Dec. Lei 54 /2018)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Preparação do terreno, fornecimento de plantas e composto orgânico.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Partilha de experiências e uma maior proximidade dos alunos com a natureza e maior sensibilidade para a utilização de produtos biológicos na alimentação saudável. Estímulo para a criação de pequenas hortas familiares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos fazem a manutenção, regas e mondas, com a supervisão do professor, de acordo com a disponibilidade (horários) e de forma escalonada. Alguns encarregados de educação complementam estas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Dado ser o primeiro ano da Horta, foi feito uma preparação previa do solo e posteriormente aquando do cultivo/plantação houve um reforço com fertilizante biológico, e a consequente divisão em talhões.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ramos, ervas, matéria seca do solo da zona arborizada do recinto escolar, borras de café do bar e resíduos de origem vegetal do refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantação de hortícolas de variadas espécies: couves, tomateiros, beterraba, alface, pepino, melancia, cenouras, curgete, pimenteiros, alho-francês, cebola, beringela, girassóis, hortelã, salsa e coentros.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Manualmente com água da rede (regador) e tendo em atenção a temperatura (rega na parte da manhã ou final da tarde).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Os alunos trouxeram joaninhas para combate do pulgão. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta esta ornamentada com espantalhos elaborados pelos alunos. Está integrada no Jardim Sensorial onde existe uma variedade de plantas aromáticas que atraem os insetos e um lago, contribuindo para uma maior biodiversidade.

15.1. Link para a página da horta: