As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Vários anos interpolados; 3 anos seguidos.

2. Área aproximada da horta (m²):

80

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1 – Nélia Guarda

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

7 da turma CP1 – Turismo Ambienta e Rural

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma Encarregada de Educação que conhece algumas técnicas agrícolas sustentáveis, relativas à agricultura sintrópica, manteve o acompanhamento da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Preparação e manutenção da horta; colheita e venda de produtos cultivados; embelezamento do espaço escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A distribuição de tarefas é feita pelos alunos, mediante as competências e aptidões que demonstram.

7. Como é feita a preparação do solo?

Através de técnicas tradicionais e sustentáveis, sem utilização de máquinas nem de produtos químicos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de herbáceas, folhas e desperdícios da cozinha e do bar. Há 3 compostores na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, diversos tipos de couves, alho francês, ervilhas, favas, ervas aromáticas (salsa, coentros, alecrim, tomilho, segurelha, hortelã...)...

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de rega planta a planta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Praga de caracóis e lesmas. Através de isolamento de plantas com reutilização de garrafões/garrafas plásticos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Em dezembro e em abril. Durante o segundo período não foi possível realizar a feira, os produtos foram distribuídos por algumas famílias.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Na cozinha foram confecionadas algumas ementas com alguns produtos colhidos na horta da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas semanais, onde os alunos podiam dinamizar todos os aspetos referentes à preparação e manutenção da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://storymaps.arcgis.com/stories/e43d0507059a4265a2b04ac3145c3677