As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Não existe horta na escola.

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Contribuíram com uma vez com sementes de ervas aromáticas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Um grande número de alunos da turma passou a ter em varandas canteiros de ervas aromáticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta só foi feita no terceiro período. A plantação das sementes foi feita em vasos no final do primeiro período e durante o segundo período(confinamento) uma funcionária ficou encarregada de vigiar e regar os vasos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita manualmente pelos alunos, professora de matemática e uma assistente operacional. Recorreu-se, para a fertilização, do composto que existe nos compostores da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos do bar dos professores (borras de café) e restos da cantina( cascas de legumes e frutos; desperdícios de legumes; cascas de ovos)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (erva Luísa; tomilho, orégãos, coentros, cidreira, segurelha, lúcia-lima, hortelã)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega do canteiro é feita manualmente por equipas de alunos que são destacados para o efeito.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos pragas de caracóis e removemo-los manualmente, sem recorrer a pesticidas. Pra evitar outro ataque de caracóis colocamos cinza.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A turma do 5º F que é composta por vinte alunos, na aula de matemática procederam á medição do canteiro e à sua marcação. Foram usadas duas aulas de matemática para efetuar as devidas medições e aplicar os conteúdos referente às figuras geométricas.
Na aula de Ciências Naturais, procedeu-se à mobilização do terreno, aplicação do composto e transplantação das plantas. Recorreu-se a duas aulas de Ciências para efetuar o processo referido anteriormente.
Os alunos adoraram trabalhar e mostraram bastante entusiasmo durante todo o processo. Solicitaram a outros professores( Inglês e História) para darem aulas junto ao canteiro. Foi uma experiência diferente para eles, mas muito instrutiva e pelos comentários deles inesquecível.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta necessita de ser controlada durante os intervalos por uma assistente operacional pois, infelizmente, já foi vandalizada.

15.1. Link para a página da horta:

https://clube-do-ambiente-de-ribeirao2.webnode.pt/; Instagram: projetoecoribeirao