As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardins de Infância de Fazendas de Almeirim (Almeirim)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existem 3 pequenas hortas em 3 jardins de infância diferentes (Centro escolar, Paços dos Negros e Raposa). Neste momento, apenas a do JI de Raposa está cultivada, desde novembro de 2020.

2. Área aproximada da horta (m²):

44; 2 e 0.4 respetivamente.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3, 3 e 1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de conhecimento do mundo e Área de expressão e comunicação.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

44, 48 e 13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

9, 5 e 1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na primeira fase, com pedido de sementes e material, por exemplo, galochas para as crianças. Duas vezes por período, dependente das necessidades e evolução das sementeiras.
Em Raposa, com a horta já a funcionar, as famílias recebem feedback do trabalho que é desenvolvido na horta sempre que existe algo a registar.
Numa primeira fase, trouxeram cebolos, pés de alface e suculentas, mas pretende-se pedir ervas aromáticas e morangueiros depois de colher o que está plantado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aprender a cuidar das plantas, conhecer todo processo: sementeira, germinação e crescimento da planta. Adquirir conhecimento sobre o nascimento e crescimento das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Haverá um plano semanal com horários e dias definidos para cada grupo e um espaço de terra estipulado para cada sala.
Em Raposa, temos horários e equipas definidas destinados à manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Todo o processo será realizado pelas crianças sob orientação, supervisão e colaboração dos adultos responsáveis do grupo. Para a fertilização, iremos aproveitar matéria orgânica de folhas secas, as cascas das frutas… para os solos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Como não temos compostor, iremos escavar um buraco no solo e colocar os restos se comida e cascas, folhas secas e outros resíduos orgânicos tapando-o com camadas de terra.
Em Raposa, não há a possibilidade de fazer compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes (alface, tomates, cebolas…), morangos, plantas aromáticas e suculentas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Será estipulado um plano de regas para cada sala.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, pretende-se remover todas as ervas daninhas, manter sempre o solo com humidade suficiente e plantio de plantas repelentes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: