As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola JI/EB1 da Gafanha de Aquém (Ílhavo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde maio de 2019.

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio/Educação para a Cidadania/Educação Ambiental

3.3. N.º de alunos envolvidos:

94

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas ao longo do ano letivo, de acordo com a disponibilidade das mesmas.
Colaboram no arranjo de sementes/plantas para cultivar nos canteiros.
Os alunos dão a conhecer à respetiva família o desenvolvimento das culturas existentes na horta.
As famílias têm a oportunidade de ver o desenvolvimento da horta, sempre que o desejarem.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem um grande impacto nos alunos e na comunidade educativa, pois sensibiliza-os para a necessidade de consumirem produtos hortícolas biológicos, assim como para o uso de ervas aromáticas na sua alimentação. Para além disso, é muito importante os alunos conhecerem e praticarem técnicas ligadas à agricultura, tais como: semear, plantar, regar, estrumar usando a compostagem de folhas velhas e ervas daninhas (que se tiram dos canteiros), sachar, colher, conhecer a utilidade dos produtos obtidos e saber como cozinhá-los.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas é organizada de acordo com com o horário letivo de cada turma, privilegiando as aulas de Estudo do Meio para este trabalho. Este pode ser feito semanal, quinzenal ou mensalmente, tendo em conta a necessidade de tarefas a realizar na horta, a disponibilidade dos alunos e respetivas docentes.
Na sala de aula está afixada uma grelha, na qual os alunos deverão registar os dias em que vão para a horta e o trabalho efetuado.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza das ervas daninhas (colocando-as juntas num local da horta para servirem de estrume).
Remexer a terra com a enxada/sacho.
Uso de cinza das lareiras, folhas velhas/ervas daninhas, restos de café (de cápsulas de café) para adubar a terra e fortalecê-la.
Rega dos canteiros, quando necessário.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita numa parte do terreno da escola, onde os alunos não se deslocam para brincar. É composta por folhas/restos de plantas, cascas de fruta aproveitadas dos lanches e almoços na cantina da escola.
Estes materiais são colocados dentro do compostor existente num local da horta, formando adubo natural/estrume ao longo do tempo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Exemplos:
- favas
- ervilhas
- alface verde e roxa
- alhos (francês e normal)
- couves
- feijoeiros
- espinafres
- tomateiros
- batateiras (batata normal e doce)
- pimenteiros
- girassol
- cenouras
- trigo
- ervas aromáticas (erva-príncipe, salsa, alfazema, tomilho, hortelã...)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Há aproveitamento da água das chuvas para um depósito.
A rega é feita consoante a necessidade da terra cultivada e das culturas realizadas.
A rega é feita pelos alunos, docentes e assistentes operacionais, cuja monitorização é registada na grelha de manutenção da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Caracóis, borboletas, abelhas e minhocas, servindo de estudo sobre animais invertebrados: moluscos, insetos e vermes, respetivamente.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Plantação de árvores de fruto (laranjeiras, ameixeira e macieira) e ornamentação (azevinho, carvalho). Confeção de chá com ervas aromáticas da horta. Colheita dos produtos hortícolas cultivados. Registos fotográficos da horta em diferentes momentos.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta representam uma das atividades mais significativas, pois os alunos têm a possibilidade de aprender/relembrar conhecimentos ligados à agricultura, participar e pôr em prática os ensinamentos que adquiriram, diretamente em contacto com o espaço da horta, utilizando instrumentos e aplicando técnicas de trabalho demonstradas pelos docentes.
Estas aulas são desenvolvidas sempre que os docentes pretendam, ao longo do ano letivo, envolvendo alunos e assistentes operacionais.
As aulas na horta permitem um maior envolvimento dos alunos com a natureza e a agricultura biológica em particular, o conhecimento/aprofundamento de regras de alimentação saudável e sustentável.
Manifestam um grande interesse e entusiasmo durante as tarefas sugeridas e aplicam conhecimentos adquiridos na sala de aula sobre os seres vivos (plantas e animais). Por vezes levam para a horta os livros escolares de Estudo do Meio e Português e também são realizadas experiências com plantas, água, terra/solo e animais observados (caracóis, minhocas...).
O impacto na comunidade é muito positivo, reconhecido e valorizado pelos pais e outros familiares.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Germinação/plantação de diferentes produtos hortícolas e ervas aromáticas, nas épocas correspondentes a cada espécie de planta/semente.
Exemplos: favas, ervilhas, alface verde e roxa, pimenteiros, alhos (francês e normal), couves, feijoeiros espinafres, tomateiros, batateiras (batata normal e doce), girassol, trigo, ervas aromáticas (erva-príncipe, salsa, alfazema, tomilho, hortelã, entre outras).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Plantação de árvores de fruto (e outras como o carvalho e o azevinho) no terreno da parte da frente da escola: ameixeira, laranjeiras e macieira. Algumas delas foram plantadas em datas assinaladas (dia da árvore, da floresta, do início da primavera) ou quando oportuno, quer cedidas por pessoal docente e não docente, quer pelos alunos/famílias.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é formada por canteiros limitados por cercas de madeira.
Existe um canteiro por turma, no entanto, os alunos podem participar no desenvolvimento das culturas ou dos canteiros de outras turmas, caso queiram.
A horta é ainda composta por um canteiro cultivado com plantas ornamentais (diferentes espécies de catos, sardinheiras, entre outras).
O compostor está colocado junto à horta, onde são colocados diferentes tipos de matéria orgânica para formar húmus, para alimentar as plantas cultivadas/semeadas.

15.1. Link para a página da horta: