As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde março de 2021

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática e Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade escolar envolveu-se oferecendo hortícolas para plantar como alfaces, tomateiros, pimenteiro, e outros como Phisalis.
Os alunos mostram-se interessados em desenvolver atividades na horta e na estufa após a sua instalação no local definitivo. Houve novas inscrições no clube do eco-escolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta passa ainda pela rega manual e a repartição de tarefas faz-se ainda de forma pontual pelos elementos do clube e da equipa eco-escolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada na 1ª fase de mobilização do terreno e a fertilização será realizada posteriormente por ainda não estar no local definitivo. O compostor fornecido pela Associação Zero entrará em funcionamento após a instalação da estufa por ser em espaço adjacente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As cultura instaladas são de tomateiros, pimenteiros, beterraba, batata doce e Phisalis.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por meio de mangueira com a regularidade de instalação inicial de hortícolas(regime diário)

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. É feita em regime diário por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas decorreram nas aulas de matemática com definição de sistema de escalonamento de tarefas, gestão de tempo, áreas, perímetros, espaçamentos entre culturas, definição de canteiros e espaços de circulação. O número de alunos envolvidos é 18, no momento. Os alunos do clube também contribuem. Até ao momento 5 aulas foram na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ebsoecoescolas/photos/pcb.272949684416846/272949297750218/