As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Educação Especial e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As sementes e plantas são todas oferecidas pela comunidade escolar, o que mostra o carinho pela horta da escola.
Quando há alunos e professores na horta as pessoas que passam na rua muitas vezes param e fazem perguntas ou elogiam.
Por vezes os professores ou os funcionários vão à horta buscar uma determinada planta aromática ou medicinal.
Os alunos são convidados a visitar a horta e apreciar os seus aromas. Por uma questão de proximidade, os alunos que a frequentam mais são os da Unidade de Multideficiência. Por essa razão, há a preocupação de deixar sempre espaço entre canteiros que permita a circulação de cadeiras de rodas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Devido à pandemia, este ano, a manutenção da horta esteve condicionada. Assim, fizeram-se duas ações de jardinagem, uma em Dezembro e outra em Abril (22 de abril, no âmbito das comemorações do dia da Terra) com alunos voluntários de três turmas do 8º e professores. Durante o resto do ano a manutenção foi assegurada por algumas professoras, funcionárias e um aluno da "Oficina do aprender".

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do solo é feita com enxadas, quando possível. Também usamos pequenos sachos de mão, nos canteiros elevados e nos recantos dos outros.
Temos um monte de terra fértil que foi trazida para a escola há trê ou quatro anos numa ação de voluntariado. Sempre que necessário vamos buscar um balde ou dois dessa terra. Temos também um compostor e uma pilha de compostagem onde pomos as ervas daninhas e os restos das colheitas. Para manter a fertilidade fazemos rotação de culturas e usamos o substrato produzido no compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas e restos de vegetais da Unidade de Multideficiência, restos da limpeza (folhas e pequenos ramos do choupo e de uma grevílea próxima), ervas daninhas, etc.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: couves, abóboras, chuchus, courgetes, tomateiros, pimentos, espinafres, alfaces, morangueiros, phisalis, capuchinha, aromáticas (2 variedades de alfazema, alecrim, arruda, cidreira, salva, mentas várias, oregãos, tomilho).
Procedemos duas vezes à sementeira de favas mas nem uma germinou. Suspeitamos que as sementes foram comidas por pássaros ou ratos.
Consociação: tomateiros e cravos túnicos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um ponto de água e uma mangueira. Também usamos o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização com frequência mas não temos tido pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: