As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 do Couto Mineiro do Pejão (Castelo de Paiva)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Setembro de 2020

2. Área aproximada da horta (m²):

até 50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento; Educação Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Constitui um espaço de dinamização de atividades para um aluno de necessidade educativas especiais. Muito alunos manifestaram interesse em nas atividades de compostagem

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da Horta Biológica é feita todas as 3ª feiras com a Docente e um aluno da Educação Especial

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo é feita manualmente assim como a sua mobilização com recurso a equipamento disponível na escola para manutenção de espaços exteriores. A fertilização está a ser feita com recurso ao compostor existente na Horta

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos vegetais da cantina e com borras de café do bar da escola

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves diversas, Alface; Favas, roseiras, Ervilhas e aromáticas

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com água de abastecimento da escola, com recurso a um regador de mão.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Tenho utilizado cinza e casca de ovo triturada junto das plantas

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas: A aula é com um aluno de Educação Especial e decorre com uma periodicidade semanal. O aluno tem de monitorizar as culturas, o compostor e fazer a monitorização de pragas e sugerir soluções

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Criação de um canteiro de aromáticas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Compostagem.
Faz-se a recolha de restos de vegetais da cantina assim como de folhas secas que caíram no outono e sos sobrantes vegetais que resultaram da poda das roseiras e das árvores do parque escolar

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://agcmpejao-m.ccems.pt/