As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

200

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

AVD Jardinagem e AVD madeiras, Ciências Naturais, Português, Matemática, Educação Visual, Inglês e Hora de Direção de turma

3.3. N.º de alunos envolvidos:

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta permitiu:
- melhorar a consciência ecológica dos alunos;
- dar a conhecer à comunidade escolar a diversidade de plantas aromáticas que existem e a diversidade de castas da região demarcada da Bairrada;
- promover a educação para o conhecimento da agricultura biológica e seus benefícios.
- envolvimento dos alunos com medidas adicionais promovendo educação inclusiva.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas realizadas até ao momento foram:
- planeamento da horta através da elaboração de uma planta de planeamento paisagístico;
- preparação do solo com a colaboração da Autarquia;
- plantio de aromáticas perenes no contorna da horta, árvores de frutos, videiras, produtos hortícolas como alfaces, pimentos, couve (portuguesa, branca, repolho, lombarda, couve-flor e brócolos), beterraba, courgette, alho francês, cebola, alho, favas, meloa e pepinos, produtos frutícolas como morangos e tomates.
- regadio e atividades de manutenção como a remoção manual de ervas daninhas.
- Identificação das aromáticas através da construção de identificadores reciclando rolhas de cortiça e sobras de madeira.
As intervenções realizadas foram efetuadas por todos os alunos da turma do 9ºH coordenados pela Diretora de Turma e por oito alunos que usufruem de medidas adicionais coordenados pelas docentes das disciplinas de AVD de jardinagem.
Os alunos com medidas adicionais são responsáveis pelo regadio semanal da horta, pelo processo de compostagem e pela elaboração e colocação dos identificadores, enquanto que a turma do 9ºH faz a planificação das ações e o plantio.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo envolveu as seguintes tarefas:
- Remoção das pedras e de uma camada fina de barro que revestia o terreno;
- Colocação de terra adequada a uma horta;
- Elaboração de furos para a introdução de estacas para as árvores e videiras (com a ajuda da autarquia)
- Colocação dos pneus onde foram plantadas as plantas aromáticas;
- Revolvimento do solo para plantio das hortícolas e frutícolas;
- Remoção manual de ervas daninhas;
- Fertilização do solo através da aplicação das borras de café reaproveitado das cápsulas das máquinas da escola (as cápsulas são também reaproveitadas para outros fins);
- Controlo da praga de moluscos através da aplicação das borras de café;
Não foi efetuado qualquer tratamento com a aplicação de produtos químicos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Na disciplina de AVD de madeiras os alunos com medidas adicionais construíram um compostor reciclando paletes. Neste, são colocados, regularmente, cascas e restos de legumes provenientes da cantina da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Videiras de diferentes castas.
Árvores: Laranjeiras, tangerineiras, pessegueiros, limoeiros, macieiras, pereiras, loureiro
Arbustos: mirtilos,
Aromáticas: Alfazema, sálvia, alecrim, erva cidreira, tomilho, manjericão, orégãos, limonete,
Produtos hortícolas como alfaces, pimentos, couve (portuguesa, branca, repolho, lombarda, couve-flor e brócolos), beterraba, courgette, alho francês, cebola, alho, favas, meloa e pepinos
Produtos frutícolas como morangos e tomates.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual, usando regadores e uma mangueira e é efetuada, em função das condições meteorológicas, pelos alunos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A combinação de aromáticas foi planeado por forma a diminuir a incidência de infestantes.
Periodicamente é efetuada a monitorização de pragas e a remoção manual de ervas daninhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis – usando as borras de café;
Cochonilha nas favas – não foi combatida atempadamente devido à pandemia.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Reciclagem das borras de café:
Número de vezes: 8
Número de pessoas envolvidas: 8 alunos + 2 professores
Tipo de participação dos alunos:
- Recolha das cápsulas;
- Abertura das cápsula e remoção das borras de café;
- Colocação das borras numa lata e posteriormente no solo;
- Lavagem das cápsulas para reutilização em outras atividades manuais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Construção do compostor e dos marcadores:
Número de vezes: 7 blocos de 90 minutos
Número de pessoas envolvidas: 3 alunos + 2 professores
Tipo de participação dos alunos:
Compostor:
- Recolha de paletes;
- Pesquisa de modelos;
- Cortar a madeira das paletes, nas dimensões pretendidas e atendendo ao projeto escolhido;
- Nivelamento do terreno usando ferramentas da horta;
- Montagem do compostor no local, usando pregos para unir diversas peças;

Identificadores:
- Recolha de rolhas usadas e aproveitamento de restos de madeira;
- Pesquisa de modelos;
- Para a construção dos marcadores de madeira os alunos tiveram que cortar, furar e colar as peças. Numa segunda fase pintaram o nome das eravas aromáticas e envernizaram. Para construir o pé que permitia suportar o marcador recorreu-se a restos de paus de espetadas.
- Para a construção dos marcadores de rolhas os alunos tiveram que furar a rolha para introdução de restos de arames que iriam fazer o suporte. A inscrição do nome da planta foi efetuada usando tinta permanente. No final a rolha foi envernizaram.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Plantio da horta:
Número de vezes: 6
Número de pessoas envolvidas: 35 alunos + 6 docentes;
Tipo de participação dos alunos:
- plantio das diferentes espécies de plantas
- regadio e atividades de manutenção.

Impacto na comunidade:
- melhorou a consciência ecológica dos alunos;
- deu a conhecer à comunidade escolar a diversidade de plantas e castas da região demarcada da Bairrada;
- embelezou o espaço exterior da escola;
- promoveu a educação para o conhecimento da agricultura biológica e seus benefícios.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A situação pandemia condicionou imenso os trabalhos projetados para a horta, obrigando a duas intervenções significativas em cada momento de reabertura das aulas presenciais.

15.1. Link para a página da horta:

https://8hortas.blogs.sapo.pt/