As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária de Rio Tinto (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Biologia e Gologia, Física e Química e Educação Especial.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com algumas plantas e sementes para a horta e levam os restos das podas das plantas aromáticas para fazerem a multiplicação vegetativa em casa. Também frequentaram um workshop dinamizado pela Lipor intitulado "Plantar oxigénio " para aprenderem a plantar plantas por estacaria.
Além disso foi divulgada uma formação para aprenderem a fazer compostagem caseira e lhes ser cedido um compostor.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Todas as atividades previstas são realizadas por professores e alunos de diferentes turmas. Há um grande envolvimento dos alunos da Educação Especial.
As docentes e os assistentes operacionais trazem de casa os materiais para o compostor e que se juntam os sobrantes da horta.
Todas as atividades desenvolvidas visam a sensibilização dos alunos e da comunidade escolar para a importância da agricultura biológica para um desenvolvimento sustentável e para o despertar de eventuais vocações para o setor; aumentar literacia agronómica junto dos alunos e combater o desperdício alimentar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita feita, todas as semanas, pelos elementos do clube Eco-Escolas.
Os alunos acompanhados pelos professores plantam, catalogam, limpam e observam o desenvolvimento das plantas e o eventual aparecimento de pragas.
Os funcionários trazem verdes para o compostor, oferecem algumas sementes e ajudam na rega e na manutenção dos equipamentos.
Além disso ajudaram no nivelamento da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno é feita sempre que se inicia uma nova cultura, de forma, a minimizar rebentos das culturas anteriores e ervas daninhas a competir com as espécies que irão ser colocadas.
A mobilização do solo é realizada para revirar as camadas do solo, de forma, a promover o arejamento, porosidade e a permeabilidade, este processo é feito utilizando as seguintes ferramentas: enxada e forquilha.
A fertilização é feita com a utilização do composto produzido no nosso compostor e com composto orgânico 100% natural (Nutrimais) oferecido pela LIPOR.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O processo reiniciou-se com uma camada de ramos, para que se mantenha arejado. Depois disso, colocámos os resíduos verdes e castanhos por camadas alternadas. Para manter este processo utilizámos os restos da horta, borra de café e de chá do bufete da escola e ainda, tivemos a colaboração de alguns professores que residem perto da escola e que contribuíram com os restos de lixo orgânico produzem em casa.
Além disso também se colocaram os restos do macerado de urtigas para acelerar o processo de decomposição.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas e plantas melhoradoras da horta:
alfazema; alecrim; hortelã; hortelã chocolate; arruda; cidreira; tomilho; salva; absinto; poejo; cebolinho; orégãos; limonete; citronela; erva sal, cravos túnicos.
Hortícolas:
nabos de vários tipos; couve; penca, favas; alho francês; beterraba; brócolos, cebola, courgette, abóbora, feijão, batata doce, pimentos, beringela, pepino, tomate, alfaces, acelga, rúcula, chuchu.
Frutos:
morangos; maracujás, framboesas e physalis.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida para uma cisterna. A rega acontece 1 ou 2 vezes por dia, dependendo da cultura em questão e da estação do ano. De acordo com a estação do ano a regar é feita ou ao amanhecer ou ao entardecer.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

A praga de caracóis foi combatida com uma bordadura de casca de ovo de forma a impedir que os caracóis comessem determinadas espécies da horta.
Para o combate do piolho da fava foi utilizado o recurso de plantas repelentes como: hortelã-pimenta, alho e a cebola
A plantação das diferentes espécies de aromáticas existentes na horta também contribuíram para o combate a algumas pragas.
Foi utilizado o macerado de urtigas

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Encontra-se em fase de experimentação um hotel de insetos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola
Troca de produtos hortícolas produzidos na horta por sementes e plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta:
- Sensibilizar e consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos produzidos de uma forma sustentável.
- Despertar o interesse nos alunos para o cultivo da horta, conhecimento do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos
Confeção de infusões e chás com os produtos da horta.
Produção de "after eight" da horta no dia da alimentação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem vindo a crescer em área, em em número de espécies, em número de colaboradores e na qualidade e quantidade das atividades desenvolvidas.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/sandramarques4/ecoescolaAERT3