As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/PE da Achada (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Português.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

O único envolvimento das famílias, neste momento e devido à situação epidemiológica, é na compra dos nossos produtos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Tanto alunos como comunidade estão bastante satisfeitos com a existência de uma horta biológica no espaço escolar, opinando que é um ótimo meio de aprendizagem para uma educação alimentar correta, assim como para o conhecimento de todas as fases desde o crescimento, manutenção até a obtenção do produto final.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Neste momento, o Ensino Recorrente não está a participar devido ao confinamento. A manutenção é feita pela docente responsável pela horta, funcionárias e alunos quando têm horário destinado a esta atividade.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização é feita com folhas de palmeira (compostagem), para adubar. O terreno é limpo, cavado e mondado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com folhas velhas e desperdícios da cozinha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

O que cultivamos: alface, rúcula, salsa, coentros, batata doce, beterraba, feijão verde, bananas, semilha, couve repolho, roxa, tremoços, pimpinelas, alho francês, favas, espinafres, cebola, chicória e ervas aromáticas e de chá variadas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita pelas funcionárias mediante o horário de cada uma.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita pelo pessoal de controle de pragas (desratização) pelo menos uma vez por ano; a monitorização da horta é feita constantemente pelos responsáveis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

É posta cinza, copos de cerveja e uma mistura de água com sabão azul.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos: os segundos anos confecionaram sopas com os produtos da nossa horta. Consideramos muito importante este tipo de ação para que os discentes se apercebam da importância do cultivo de produtos biológicos para a nossa saúde. Como prato doce, também foi confecionado doce de abóbora. Os miúdos adoraram e os Encarregados de Educação enviaram um feedback muito positivo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta: Algumas aulas são dadas na horta, principalmente às turmas que estão inseridas no Clube da Horta. Nestas, os alunos podem vivenciar e auxiliar na preparação do terreno, rega e plantação. Tudo isto é transportado para a sala de aula onde são trabalhados nas três principais disciplinas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A nossa horta entra no concurso para a melhor horta biológica. No ano transato, com muito orgulho, arrecadamos o prémio de melhor horta pequena. Este ano, apesar de toda esta situação que está a ditar modos de vida às quais não estamos habituados, continuamos a desenvolver este projeto e a tentar passar bons hábitos e ensinamentos aos nossos alunos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Acho que é de salientar que as crianças adoram ir à horta. Quando chove, ficam ansiosas para que chegue o dia da ida. Ficam muito orgulhosos quando transportam os cestos com os produtos que a horta deu para o Hall de entrada a fim de serem vendidos. O nosso pedacinho de terra, tornou-se um grande incentivo para muitas destas crianças.

15.1. Link para a página da horta: