As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardim de Infância e EB do Meiral (Ex Escola Básica de Meiral - JI9) (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta existe desde este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

Existem duas hortas em dois locais da escola. A área das duas hortas têm aproximadamente 50 metros quadrados. Também fizemos plantações de ervas aromáticas em canteiros.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio, Matemática, Expressões artísticas e Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

177

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A Associação de Pais está envolvida com alguma frequência.
A Associação de Pais ajudou na aquisição de material necessário para as hortas e canteiros.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O desenvolvimento da horta permitiu melhorar a relação entre a comunidade e a escola; facilita o desenvolvimento integral dos alunos e ajuda a melhorar a sua autoestima; proporciona a implementação de atividades motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas; visa melhorar a educação inclusiva e desenvolve o gosto por estilos de vida mais saudáveis, promovendo o bem-estar dos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos, professores e auxiliares de ação educativa.
Esta manutenção é feita pelas diferentes turmas de forma rotativa e conforme o plano delineado.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feita limpeza do solo, com materiais próprios adquiridos para o efeito.
O solo é regado e na horta 1 foi adicionado substrato e não foi necessário colocar fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nas hortas existe: alface, rúcula, cenoura, feijão, batata, brócolos e abóbora.
Nos canteiros existe: erva cidreira, alfazema, salsa, amor-perfeito e funcho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água recolhida é armazenada em garrafões de água e é utilizada posteriormente, nos dias seguintes para regar os canteiros e a horta pedagógica.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita a monitorização de pragas e doenças.
A horta é visitada 2 vezes por semana para monitorizar as pragas e a aparência das plantas e a possibilidade de estarem a surgir doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Construção de um texto coletivo sobre a horta pedagógica da nossa escola e das plantas aí cultivadas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Confeção de chás com as ervas aromáticas.
Esta atividade realizou-se duas vezes neste ano letivo e estiveram envolvidas 94 pessoas (alunos, professores e auxiliares).
Os alunos foram aos canteiros apanhar as ervinhas de cidreira e funcho e levaram-nas para a o refeitório. A partir daí foram confecionados os chás pelas professoras e depois foram dados a beber aos alunos. Durante esta atividade foi possível abordar alguns conteúdos de matemática, estudo do meio e português de forma mais motivadora, desenvolvendo aprendizagens significativas.

Esta atividade permitiu ainda sensibilizar para a importância de uma vida mais saudável
Os alunos puderam apreciar os seus sabores

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

- Algumas atividades letivas de 3.º e 4.º anos foram dadas na horta, a fim de estudar as plantas, sua constituição, classificação, tipo de solo e atividades experimentais sobre o solo e sua permeabilidade. Estiveram 92 pessoas envolvidas nestas aulas (professoras e alunos). Na horta já aconteceram 5 aulas.
- No pré-escolar desenvolveram-se algumas atividades na horta, a fim de os alunos tomarem conhecimento das diferentes plantas e do seu crescimento. Neste nível de ensino estas aulas decorrem com alguma frequência.
Estas atividades foram muito enriquecedoras, promoveram aprendizagens significativas e aumentaram o gosto e a motivação. Também permitiram melhorar a educação inclusiva e as competências de alunos com mais dificuldades.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Construção de um texto coletivo sobre a horta pedagógica da nossa escola e das plantas aí cultivadas. Esta atividade foi desenvolvida em todas as turmas da escola, teve a duração de um mês e foi valorizada a metodologia da aprendizagem cooperativa. Esta atividade desenvolveu-se durante as aulas de "Oficina de Escrita" e Expressão Plástica e teve a colaboração da professora bibliotecária da escola.
O texto coletivo vai ser publicado no blog da escola, página do Agrupamento, redes sociais Facebook, no blog da Biblioteca e vai ser divulgado fisicamente pelas escolas que formam o Agrupamento de Escolas D. Pedro I.
Este trabalho permitiu aumentar o gosto pela leitura e escrita, desenvolver habilidades de escrita, aumentar os conhecimentos acerca dos seres vivos, sensibilizar para a importância de consumir alimentos vegetais biológicos e produtos da época, conhecer as propriedades de algumas plantas, promover uma alimentação saudável e trabalhar em equipa.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta pedagógica foi uma das atividades mais enriquecedoras realizadas este ano letivo no âmbito do programa Eco-Escolas.
Inicialmente não foi fácil devido à fraca qualidade da terra, mas com a vontade e a dedicação de todos foi possível concretizar este objetivo.

15.1. Link para a página da horta:

https://eb1jidomeiral.wixsite.com/meiral