As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Colégio José Álvaro Vidal - Fundação CEBI (Vila Franca de Xira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há já alguns anos, no entanto no ano transato acabou por não estar ativa derivada às condições da pandemia.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

A horta está a cargo dos alunos do 1ºCiclo do colégio e respetivos professores titulares, com o acompanhamento dos membros da equipa coordenadora do projeto.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

290

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foi proposto a todas as nossas famílias um desafio, durante o confinamento, de criarem a sua horta caseira e partilharem a mesma com toda a comunidade através das redes sociais do colégio. Ao nível presencial, este ano e derivado à pandemia, as restrições de colaboração direta na horta bio, por partes dos Encarregados de Educação, são mais reduzidas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

É muito interessante ver o prazer com que os alunos se envolvem nesta atividade. Todos querem semear, plantar, regar e todos os dias vão ver como estão a crescer.
Após o almoço ao virem do refeitório, trazem a casca da banana, o caroço da maçã ou da pera para colocarem no combustão pois querem ter o melhor fertilizante para as plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi criado um horário por anos escolares, sendo que todos os dias vai uma turma regar a horta e, caso seja necessário, retirar alguma erva que esteja a perturbar o normal crescimento das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita pelos próprios alunos e professores titulares, sendo que cada turma tem um espaço específico de trabalho.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem está a ser realizada com os equipamentos próprios, oferecidos pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com a ValorSul, e seguindo as orientações dadas na formação sobre compostagem.
Foram colocados folhas secas e verdes de limpeza dos passeios no fim e de forma intercalada vão sendo colocados entre restos de frutas (cascas e caroços) e mais folhas que são recolhidas das limpezas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas plantadas foram variadas, no entanto não foram feitas consociações.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por turnos de anos e de turmas. Em cada turno a turma a realizar a rega é responsável por regar os canteiros de todos os outros grupos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim o controlo é feito semanalmente por um membro adulto da equipa, acompanhado por alguns alunos a quem vai transmitindo conhecimento sobre estas questões. Até ao momento não se verificou a existência de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Uma das atividades que se desenvolveu em torna da horta foi a existência de aulas, quer no âmbito do Estudo do meio, quer no âmbito da matemática.
Várias turmas do 1º Ciclo do colégio foram estudar o tipo de plantas que se encontravam na horta. Estudaram as características destas e o seu modo de crescimento.
Outras aproveitaram para estudar a área e o perímetro e realizaram medições variadas na horta

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realizou-se uma primeira feira de produtos biológicos em Novembro. Os cabazes preparados para venda foram elaborados por produtos dados por Encarregados de Educação que fazem produção de produtos biológicos. Eram compostos por: batata doce, mel, doce de abóbora, abóboras, limões, laranjas, louro, romãs e frutos secos diversos.
A venda dos produtos decorreu no dia de S. Martinho, durante a comemoração deste dia pela comunidade escolar. Foi montada uma pequena exposição para recriar um pouco o meio rural... foi um sucesso.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: