As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EBI/JI Frei António das Chagas (Vidigueira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Áreas: APS (Autonomia Pessoal e Social) e PIT (Plano Individual de Transição)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alertar a comunidade escolar para a necessidade de manter o espaço limpo e para a colocação do lixo nos respetivos contentores. Motivação e envolvimento nas tarefas agrícolas. Permitiu o conhecimento de algumas espécies agrícolas e a forma como são tratadas/cuidadas às alunas envolvidas no projeto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Psicóloga do SPO acompanha e organiza as tarefas que são feitas pelas alunas semanalmente em articulação com o funcionário.
O funcionário realiza a manutenção diária da horta.
As 3 alunas realizam tarefas relativas à horta semanalmente (manutenção).

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase o solo foi preparado pelas alunas com a ajuda de um funcionário. Semanalmente fazem a manutenção da horta semeando, regando e limpando os espaços. Adubam com material vegetal proveniente do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor é feito com matéria orgânica recolhida na horta e borras de café proveniente do bar da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantação de hortícolas (favas, alfaces, abóboras, courgetes, tomateiras, cebolinho, cebolas, alhos, aromáticas).
Plantação de árvores de frutos.
Plantação de suculentas e sementeira de plantas ornamentais.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Em função das necessidades das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente é feita a monitorização de pragas e doenças. Com o confinamento houve algumas hortícolas que não se desenvolveram.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nas oliveiras e foi combatido com produtos químicos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As alunas desenvolveram a parte laboral do seu PIT na horta da escola. Com a horta permitiu lecionar alguns conteúdos como por exemplo: policultura, monocultura, minifúndio, culturas de regadio e de sequeiro e rotação de culturas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Esta horta foi criada para as alunas inseridas no decreto lei 54/2018 que beneficiam nas medidas adicionais da alínea c) PIT. Tendo em conta a situação pandémica as alunas ficaram a desenvolver a parte laboral na escola.
As alunas aprenderam técnicas relacionadas à área agrícola, nomeadamente preparar o terreno para semear, regar e fazer a manutenção.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Eco-Escola-AEVID-201126037167832