As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

126,7 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

TIC e Ciências naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Por intermédios dos alunos do Clube ECO, foi solicitado aos Encarregados de Educação a colaboração para trazerem plantas ou sementes de diversas hortícolas, de modo a serem cultivadas na Horta da escola, assim como, no primeiro Conselho Eco-Escola, alguns docentes pertencentes a este Conselho e a representante dos pais dispuseram-se a trazer algumas plantas de hortícolas, uma vez que também fazem agricultura no seu domicílio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta Bio proporciona o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de projetos envolvendo a flexibilidade curricular, permitindo aos alunos o contacto direto com este espaço.
Para além disso, as hortícolas cultivadas, são usadas para consumo na escola, uma vez que as auxiliares da cozinha e bar colhem as diversas culturas produzidas, para confeção de alimentos, ao mesmo tempo permite uma certa poupança económica para a escola. Além destes exemplos, a horta tem impacto na comunidade escolar com os seguintes objetivos:
- Realização de mercadinhos com os produtos obtidos na Horta Bio;
- Conhecer as técnicas associadas à agricultura biológica;
- Promover a sustentabilidade do meio ambiente;
- Otimizar o funcionamento do compostor existente na Escola;
- Fornecer ervas aromáticas para consumo escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção foi realizada pelos docentes do Programa Eco-Escolas, professora Vera Martins e Celina Silva, bem como pelos alunos da turma do 8ºB, uma vez que o projeto interdisciplinar da turma foi "Alimentação saudável - Somos o que comemos", a docente de ciências naturais integrou o projeto na turma, trabalhando a agricultura biológica. Assim, às sextas feiras, a turma como estava dividida, permitiu que nos últimos minutos de aula os alunos fossem até à Horta Bio, de modo a conhecer e aplicar técnicas de agricultura biológica. O regadio, ora era feito pelas docentes do Programa Eco-Escolas, ora por uma funcionária. No segundo período não foi possível fazer uma manutenção frequente, uma vez que o ensino passou a ser Online e as vindas à escola foram restringidas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No presente ano letivo a horta Bio recebeu um meio carro de terra, solicitado pelas coordenadoras, uma vez que a terra dos canteiros era insuficiente. Apesar da qualidade da terra recebida não ser da melhor qualidade, conseguiu-se cultivar e obter alguns produtos agrícolas.
A monda das ervas, bem como a mobilização do solo foi executada pelas coordenadoras do programa eco-escolas.
A fertilização do solo foi realizada através de composto adicionado à horta, proveniente do compostor da escola e de macerações produzidas ao longo do ano letivo. Para a preparação das macerações foram colocadas plantas de urtiga e feiteira (Pteridium aquilinum) em tanques de água (30 l) durante 3 a 4 meses, no mínimo. Este composto através de diluíção foi posteriormente adicionado em várias fases no solo, com o objetivo de enriquecê-lo em macronutrientes, nomeadamente em azoto, potássio e fósforo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos selecionados da cantina e bar dos alunos, bem como, resíduos verdes ou secos, provenientes da jardinagem e da horta Bio.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, couve brócolos; couve "todos-os-dias", beterraba, cenoura, alho francês, tomate cherry, videira, tomate inglês; acelgas; espinafres, salsa, pimenteira (piri-piri), planta de pimentões, cana-de-açúcar; ervas aromáticas e flores companheiras (erva cidreira, segurelha, manjerico e coentros,...), intercaladas nestas culturas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No passado foi feita a recolha de água de um tanque, atualmente a escola não tem permissão de ir buscá-la, porque está a ser consumida pelo dono do poço.
A rega é feita, normalmente, pela manhã, ou ocasionalmente durante os últimos tempos da tarde. Nos canteiros de plantas endémicas ou nativas a rega foi feita com o auxilio de mangueiras enquanto que os que os canteiros da horta têm a rega de aspersão, durante 10 minutos, aproximadamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Foi feita a monitorização de pragas e doenças, sobretudo no terceiro período, pelos alunos da turma 8ºB. Para esta monitorização recorreu-se a duas, grelhas, uma para consultar e identificar o tipo de praga ou doença da hortícola e outra para fazer o seu registo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Desenvolve-se com alguma frequência uma lapa no araçaleiro, embora este ano letivo não foi tão acentuada em comparação aos anos anteriores. Para combater esta lapa foi usado água com sabão azul diluído e aspergido sobre as folhas da árvore, durante duas semanas aproximadamente.
Na planta do tomateiro inglês sugiram formigas e afídeos, o primeiro combate foi a pulverização com enxofre e após alguns dias os alunos aplicaram uma infusão de hortelã (para combater as formigas) e uma infusão de alho (para combater os afídeos).
Na videira aplicou-se enxofre para prevenir o aparecimento de oídio e do míldio.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ao longo do primeiro e terceiro período e no âmbito do projeto interdiscisplinar da turma 8ºB (Alimentação saudável - somos o que comemos", todas as sextas-feiras, os alunos realizaram atividades para conhecerem as técnicas da agricultura biológica. O interesse pela disciplina aumentou, uma vez que os alunos demonstravam uma maior motivação e participação no conteúdos da mesma. Através de aulas práticas foram apresentadas as técnicas da agricultura biológica, a referir: Produção de macerado para adubar o solo da horta, usando urtigas e feiteira; Produziu-se e aplicou-se várias infusões com o objetivo de combater pragas agrícolas, entre elas foi produzido infusão de alho e cebola, infusão de sabão e infusão de hortelã); Monitorização periódica do desenvolvimento de pragas e respetivo combate; Cobertura do solo da horta com estilha de modo a evitar a evaporação rápida da água da rega, o crescimento de erva e permitir o desenvolvimento de seres auxiliares que ajudam no combate a pragas; Deram-se a conhecer os processos de produção de composto e por fim foi realizada a análise e correção do pH dos solos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realização de um Mercadinho, no dia 9 de Junho onde foram vendidos vários produtos da horta bio, entre eles espinafres, beterrabas milho doce, afaces, acelgas e alho-francês.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Recolha de produtos para consumo na cantina. Periódicamente, os funcionários do bar dos professores e da cantina recolhem produtos da horta, como ervas aromáticas diversas, alho francês, beterraba e alfaces.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://eco23campanario.blogspot.com/