As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica da Cruz de Pau (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

60 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ed. Tecnológica, Ciências e Ed.Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na doação de plântulas, sementes e cerca.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos conhecem o ciclo dos vegetais e plantas.
Os alunos treinam a sua capacidade de organização desenvolvendo a sua autonomia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos revezam-se para a rega, a plantação e recolha de produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente.
Para a fertilização do solo são utilizadas as borras de café dos bar dos professores e composto resultante da nossa compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas secas, borras de café do bar dos professores e restos de vegetais do refeitório da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, cebola, alho francês, espinafres, couve, salsa, coentros, morangos, girassóis, alface, pepinos, pimentos, favas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utilizamos a água armazenada nos bidons quando não chove.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente. Retiram-se os caracóis e lesmas.
Temos notado que o nosso compostor atrai os caracóis e por osso a nossa horta fica mais liberta destes organismos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Venda de produtos biológicos à comunidade educativa.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Até à data realizamos 4 vendas de produtos biológicos à comunidade educativa fomentando a economia circular.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta fundamentalmente é gerida por turmas dos alunos surdos.

15.1. Link para a página da horta:

http://ecoescolasterrasdelarus.blogspot.com/