As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Colégio Parque do Falcão (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 15 anos e foi evoluindo com o decorrer dos anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta pequena até 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4 (2 professoras e 2 educadoras)

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio (1º ciclo) /Área Conhecimento do mundo (pré-escola)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Cerca de 80 alunos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2 auxiliares de pré-escola

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos ficam sensibilizados para a importância da alimentação saudável e, por sua vez, partilham essas experiências com as famílias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo/turma cuida da horta, plantando, regando, cuidando e colhendo os alimentos que plantou/semeou.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com a ajuda dos adultos, mexendo a terra e limpando as ervas para depois ficar preparada para a plantação. Este procedimento acontece por meados de setembro/outubro (no início do ano letivo).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, beterraba, couves, cebolas, ervas aromáticas, cenouras

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada de manhã ou ao final do dia e , às vezes, são os alunos com recurso a regador têm essa experiência.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Na horta/quintinha temos vários animais: galinhas, coelhos, uma cabra, pavões, entre outros.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos vão à horta apanhar legumes para confecionar saladas

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas ao ar livre e na horta (por ex: leitura de história sobre a alimentação saudável)

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://colegio-falcao.com/quinta-pedagogica-2020-2021/