As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Colégio de São Miguel (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Biologia e Geologia, EV e ET.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Praticando alguns princípios da agricultura biológica, o projeto promete abastecer a cantina da escola com produtos biológicos provenientes da horta, de modo a promover uma alimentação saudável. Permite, ainda, não só desenvolver competências no âmbito da produção agrícola, mas também promover práticas de trabalho colaborativo entre vários elementos da comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Envolvendo alunos do 9.º e 11.º ano na preparação do terreno e do 5.º ano na plantação/cultivo e colheita das hortícolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelos alunos com a estreita colaboração do funcionário responsável pela manutenção dos espaços verdes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações:
- alface-tomateiro
- tomateiro-pimenteiro

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita recorrendo a pequenos recipientes, de modo a reduzir o desperdício.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O controlo de pragas é feito semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As alfaces colhidas integraram as refeições servidas no refeitório, envolvendo os funcionários na confeção das saladas e toda a comunidade educativa no consumo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.csmiguel.pt/web/o-nosso-colegio-tem-mais-uma-horta/