As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 de Gandarela (Celorico de Basto)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 60 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta complementar_Oficina de Espaços Verdes(OEV) e projeto interno da Escola_PEPCI

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que necessário é pedido às famílias sementes e/ou plantio para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Por exemplo, os alunos envolvidos no projeto PEPCI (Plano Estratégico de Prevenção e Combate à Indisciplina) pretende promover o sucesso escolar envolvendo a participação de alunos desmotivados em atividades a desenvolver nos espaços físicos, fora da sala de aula, numa estratégia de ação interdisciplinar a implementar numa horta bio/pedagógica, no âmbito do Clube do Ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Estão envolvidas 2 turmas de 9º ano, que quinzenalmente, cada turma, na disciplina de OEV, às 5ª feiras têm 100 minutos para fazer manutenção da horta.
Os alunos envolvidos no Projeto PEPCI, têm tempos de frequência de Horta em 3 dias semanais (2ª, 3ª e 6ª feira).

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio do ano teve que ser utilizada uma roçadora para se livrar a horta das ervas secas, que ficaram em decomposição servindo de fertilização. Posteriormente, os alunos foram preparando o terreno para o primeiro plantio.
Quando regressamos à escola, teremos que rever o terreno, fazer o primeiro plantio, montar o compostor, ações que não foram possíveis, até ao dia 22 de janeiro, devido às condições atmosféricas e ao confinamento devido à pandemia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Como já referi, o primeiro composto utilizado foi o que restou da decomposição das ervas secas que estavam na horta.
Quando regressarmos e o composta em madeira ficar montado, para além dos restos de ervas/relvas do jardins da escola, também o material biológico (cascas/folhas/restos de produtos hortícolas) da cantina será encaminhado para o mesmo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento, como já referi, ainda não foi possível fazer os primeiros plantios.
Quando regressarmos, os plantios escolhidos serão alface, milho, feijão, abóbora, curgetes, couve, repolho, plantas aromáticas, entre outras.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita ao início/ final do dia letivo sempre que se justifique, dependendo da necessidade de água nas plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Observação direta feita pelos alunos. Todos os dias.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: 4 dias na semana, envolvendo as 2 turmas de 9ºano e os alunos do projeto PEPCI em que os alunos tem uma participação assídua, responsável e colaborativa, incutindo o gosto por uma alimentação sustentável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Sempre que solicitamos, temos o apoio das juntas de freguesia envolvidas no Conselho Eco-Escola.

15.1. Link para a página da horta: