As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 anos letivos

2. Área aproximada da horta (m²):

16

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciência Naturais, CMA, Português, Matemática, cozinha

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns familiares dos alunos contribuíram com sementes e plantas para a horta. A nível de envolvimento físico tal não foi possível devido ao cenário de pandemia que nos tem afetado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos das turmas de cozinha puderam aprender como cultivar alimentos para assim usar nas suas aulas de cozinha. Também observaram como os insetos benéficos são importantes para a polinização, e como esta ocorre, observaram as etapas de frutificação, e a importância de se cuidar da horta para a proteger de animais que são prejudiciais e como os combater de forma a não prejudicar o meio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma escala de atividades por disciplina e por grupo de alunos gerida pelo delegado de turma e pela diretora de curso. Todas as semanas se realizam tarefas.
Em CN estudaram as melhores espécies para plantar, a importância da cobertura do solo, o solo, a necessidade de rega e a compostagem. Realizaram a preparação do solo e plantação/ sementeira.
Em CMA foi efetuado a delimitação da horta com estacas e rede e também colaboraram na preparação do terreno.
Em Português estão a realizar periodicamente eco-notícias das tarefas realizadas e também realizaram plantação e manutenção da horta.
Em Inglês têm colaborado na plantação de espécies na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do espaço foi feita pelos alunos em tempo de aula. Para a fertilização fazemos a compostagem. No entanto, para iniciarmos a nossa plantação utilizamos fertilizante biológico visto ainda não termos produto da compostagem, o qual foi usado posteriormente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem foi realizada pelos alunos de cozinha que reaproveitaram os desperdícios alimentares das aulas para tal. Também se aproveitaram as folhas e outros recursos vegetais de aquando a limpeza do terreno.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantaram-se alfaces, morangueiros, couves, girassol, cebola, alho, pimenteiros, tomateiros. Semearam-se cenouras, feijão, e abóbora.
Plantas aromáticas: coentros, salsa, hortelã pimenta

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com recurso a regador, sempre que necessário são selecionados 2 ou 3 alunos de uma das turmas participantes para regar. Esta função é rotativa.
Estamos a tentar angariar patrocínios para instalar um sistema de rega gota-a-gota.
Uma vez que dispomos de cozinha pedagógica, fazemos reaproveitamento da água de lavagem dos vegetais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que nos deslocamos à horta vimos muito bem as folhas para verificar se tem alguma praga, ver se o solo está remexido e se se verifica alguma infestação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve ataques de lesmas as quais foram combatidas colocando em redor da horta borras de café e cascas do ovos de forma a dissuadi-las a entrar no espaço da horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos construíram hotéis de insetos, os quais foram colocados na horta de forma a atrair insetos benéficos e de combater insetos prejudiciais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos elaboraram um cartaz dos 10 princípios da dieta mediterrânica e assim ficaram a entender a importância dos alimentos que cultivam na sua horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Pretendemos envolver os pais, a autarquia local e alguns elementos da escola sede do agrupamento.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/p/COIZ4GqHmJ6/?utm_medium=copy_link