As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB D. Domingos Jardo (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Matemática, Atividades da vida diária

3.3. N.º de alunos envolvidos:

33

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam com a entrega de sementes e plantas para cultivar. (Trimestralmente)

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O contacto direto dos alunos com a natureza, sensibilização para a compustagem, visualizar o ciclo vegetativo das diferentes espécies vegetais. Com o projeto da horta para a mesa os alunos provam novos alimentos e formas de saudáveis de os confecionar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É organizada semanalmente, com 90 minutos, onde os alunos vai efetuando a manutenção adequada ao ciclo vegetativo do ano. São efetuadas as seguintes tarefas: sachas, mondas, sementeiras, transplantes, rega e colheitas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza de infestantes e pedras, mobilização do solo com incorporação de matéria orgânica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos orgânicos dos almoços/lanches, folhas secas e relva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, brócolos, couve portuguesa, nabos, beterraba, alho francês, favas, alfaces tomilho, salsa, coentros e cebolinho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Água da companhia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, visualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e fungos, sendo recortadas as plantas afetadas, existindo armadilhas para os caracóis (leite com água, ao nível do solo).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola - anual, comunidade escolar.
Confeção de sopas e outros pratos - quinzenalmente, 10 alunos.
Concursos - 1 concurso no primeiro semestre, para 5 alunos.
Aulas na horta - semanalmente, 33 alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: