As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1,2 João de Barros (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos (existem 8 hortas, uma para cada turma do 1º ciclo)

2. Área aproximada da horta (m²):

Cada horta tem 0,972 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

17

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Em especial estudo do meio, mas também em matemática e português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

8 turmas com cerca de 25 alunos/as cada, ou seja, ao todo cerca de 200 alunos/as

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas vezes, pois são eles/as que trazem alguns dos produtos que se plantam nas hortas

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Maior envolvimento dos/as alunos/as em atividades do meio ambiente, mais tempo fora da sala de aula (tanto para os/as alunos/as como para os/as professores/as) e ainda o maior contacto com a natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

À vez, duas vezes por semana, o/a professor/a escolhe alguns alunos/as da turma e vai com eles/as até à sua horta fazer a sua manutenção (por exemplo regando-a).

7. Como é feita a preparação do solo?

Este ano a terra foi mudada em todas as hortas, dado que devido à situação da pandemia por covid-19 a escola ficou vazia e por essa razão foram novamente plantados produtos novos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As hortas têm pimentos, salsa, tomates, batatas, cenouras, favas entre muitos outros.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

São os/as alunos/as que regam as hortas quando os/as professores/as entendem que é necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

As crianças pintaram as hortas

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Cada turma pintou a sua horta para lhe dar mais vida

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: