As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica D. Maria II (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

EV, EVT e Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

28

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns encarregados de Educação participam com ideias, sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos mais novos e as suas famílias passaram a ter uma consciência mais concreta sobre a importância de ter e manter uma horta biológica.
Os alunos dos anos terminais do ensino básico passaram a olhar para a horta como algo interessante dentro do espaço escolar e participam com mais frequência.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi criado um concurso da melhor horta, os espaços disponíveis estão divididos por turmas/grupos de trabalho e são monitorizados e documentados todos os trabalhos e desenvolvimentos.

Nota: com o novo confinamento os trabalhos com alunos estão suspensos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Sem alunos na escola, estes trabalhos estão a ser realizados exclusivamente por professores e funcionários.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os materiais sobrantes nos bares de alunos e professores e restos das limpezas dos espaço das hortas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

De momento apenas salsa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Recolha de águas da chuva e água canalizada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Criação de uma mascote da horta. Criação de um "Mapa verde" da escola - horta incluída,

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira da comunidade a realizar na primavera em que participam toda a comunidade escolar com inúmeros produtos hortícolas, animais vivos e outros durante todo o dia. A escola fica aberta a toda a comunidade envolvente, mesmo sem relação direta com a escola.
É uma atividade muito enraizada na comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas e reuniões no espaço físico da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Criação de uma mascote e concurso da melhor horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: