As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio (Nazaré)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

80 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

matemática, ciências naturais,

3.3. N.º de alunos envolvidos:

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias envolveram-se na compra das hortícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Desenvolvimento de uma maior interdisciplinaridade e integração dos saberes;
Possibilitar o contacto com a Natureza ;
Dinamização de espaços exteriores;
Experimentar outras formas de ensino e de aprendizagem;
Observação e investigação do desenvolvimento das sementes e plantas;
Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
Respeitar regras de trabalho;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas que fizeram as plantações também cuidavam da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Fertilização orgânica

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

resíduos orgânicos do bar e do refetório, galhos, folhas secas em dois compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alface, alho francês, grelho, funcho. Tínhamos a intenção de plantar ervas aromáticas, quando fomos para confinamento.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando é necessário regar, tem que ser com água da rede. O que não é o ideal.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nada a registar

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nada a registar

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Nada a registar

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nada a registar

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: