As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/PE do Estreito da Calheta (Calheta (Madeira))

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há já 13 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

A horta tem, aproximadamente, 120 m2 de área

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Português e Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

89

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecem sementes ou plantas, compram alguns dos alimentos colhidos. Este ano, devia a situação pandémica, não foi possível ter a sua ajuda física na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Como o projeto já tem uma durabilidade significativa, é visível a naturalidade com que todos os alunos e seus pais encaram o trabalho que se faz. Os alunos demonstram muito interesse pelo projeto, pois é um espaço aprazível para aprender.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma, desde o pré-escolar ao 4.º ano de escolaridade, gere um talhão da horta: planta, monda, rega e colhe os produtos. Para isso contam com o apoio dos respetivos professores titulares de turma, das auxiliares. A turma da pré A é responsável pelo talhão das ervas aromáticas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No período de férias de verão, o terreno fica em repouso sem culturas. Em setembro, no início das aulas, os alunos mondam os seus talhões que, posteriormente, são cavados pelos professores, auxiliares. Antes de iniciarem as plantações, os alunos espalham o composto orgânico produzido através da compostagem doméstica na escola, durante o ano letivo anterior.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocando dentro de um compostor os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes. Estes resíduos são recolhidos na escola ou trazidos de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas produzidas tentam sempre estar de acordo com a época do ano. Cultivam-se alfaces, favas, ervas aromáticas (funcho, salsa, orégãos, segurelha, alecrim, hortelã, canela branca, bolbo,etc.), couves de várias qualidades, beterrabas, cenouras, feijão, ervilhas, milho, morangos, tomates, bananas. Procura-se praticar a consociação de alfaces com beterrabas, feijão com a couve ou com o milho (prática tradicional na região).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Devido à falta de recursos financeiros, ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira). Assim sendo, continuamos a usar a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada no início ou fim do dia, momentos de menos calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se têm registado quaisquer pragas na horta, pelo que não foi necessário tomar medidas de eliminação. O que se pratica é a prevenção, rodeando as culturas com plantas repelentes, aplicando cinzas de carvão e regando com chorume de urtigas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aproveitamos as alfaces e os tomates para a salada ou nos lanches. Os restantes legumes usamos na sopa. As ervas aromáticas usamos no chá ou na comida.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Trata-se de um projeto que envolve toda a comunidade, quer escolar quer local, que tem vindo a crescer com o apoio dos elementos da Junta de Freguesia, que chama a atenção de quem passa junto ao edifício da escola por se localizar de forma bem visível, e que tem crescido em tamanho a cada ano que passa. Não se trata de mais um projeto da escola, mas sim de um grande projeto da nossa comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Eco.EstreitodaCalheta