As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1,2,3/JI de Angra do Heroísmo (Angra do Heroísmo)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ensinar os alunos a desenvolver conhecimentos sobre agricultura.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada professor tem um determinado espaço para trabalhar com os seus alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é manual com ferramentas adequadas e fertilizante natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de vegetais,

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Algumas plantas aromáticas.
Vários produtos hortícolas;
Manutenção de jardins e flores da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos conforme as necessidades.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Praga dos caracóis que foi combatida com farelo da madeira.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Venda de produtos hortícolas à comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alguns dos alunos que manuseiam a horta também desenvolvem atividades de cozinha. Algumas das vezes confecionam os próprios produtos que recolheram na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: