As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Centro Escolar de Almagreira (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta complementar; Estudo do Meio; Apoio ao Estudo; Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

95

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Esporadicamente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O gosto pelos produtos naturais/biológicos.
Importância de uma alimentação saudável.
Noção de sustentabilidade.
Preservação do ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É a professora coordenadora com a ajuda da professora do 4.º ano (Esmeraldina Godinho) que faz a vigilância da horta e solicita a uma funcionária que regue e vá retirando as ervas daninhas. As professoras com auxílio de uma assistente operacional e dos alunos fazem a sementeira e plantação e também colaboram na manutenção da horta.
Os alunos estão sempre presentes cada vez que se coloca, ou retira, um novo produto da terra.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro um funcionário da Junta de Freguesia cortou a erva, depois a limpeza foi feita com recurso a um foicinho, um gadanho e uma enxada, limpando, arejando e cavando o terreno e a fertilização foi feita com composto do compostor da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com todos os restos da escola, que se podem lá colocar, e com as ervas que se retiram dos jardins.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, tremoços, chuchu, tomate, alho, couve portuguesa, brócolos, tomate, ervilhas, batatas, repolho, cebola, alfaces, pimentos, batata doce, curgetes, alho francês, morangos, cabaças, feijão verde.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com a necessidade, sempre nas horas de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta são muito atrativas, porque permitem o contacto com a natureza e aprendizagem de forma mais lúdica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de alimentos. As crianças adoraram as batatas assadas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: