As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Colégio O Cantinho dos Amigos (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, matemática e estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

250

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

12

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos ficam a saber o que são produtos biológicos e como plantá-los e/ou semeá-los. Aprendem o percurso da vida dos alimentos da horta, uma vez que os plantam, cuidam e posteriormente estes produtos são confecionados na nossa cozinha, em saladas e sopas saudáveis. Este conhecimento é também partilhado com toda a comunidade educativa, através da exposição dos trabalhos e de pesquisas que envolvem as famílias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pela orientadora da horta em conjunto com o grupo de crianças que está designado para a atividade, seguindo uma tabela que é feita no início do ano com uma rotatividade que permite a todas as turmas estar envolvidas na tarefa. A ida à horta implica sempre a sua manutenção e preparação das tarefas seguintes. As tarefas são repartidas pelas crianças bem como a distribuição das ferramentas a utilizar por estas.
As crianças são distribuídas pelo espaço da horta e realizam as atividades de acordo com as instruções dadas pela orientadora.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza da horta é realizada pelos alunos com ancinhos. Retiram as infestantes na linha e na entrelinha das culturas e costumam deixar infestantes fora dos canteiros para manter a biodiversidade da horta.
A mobilização do solo é feita com uma forquilha e tem o objetivo de tornar o solo mais leve, permitir retirar as raízes das infestantes e depois ao passar com o ancinho quebrar os torrões existentes. Na fertilização da horta usamos composto do compostor ou caso este não exista em quantidade suficiente, usamos Siro Agoro 2 Bio. Sempre que preparamos os canteiros para colocar uma nova cultura adicionamos composto (ou Siro Agro2) e posteriormente na aula seguinte realizamos a sementeira/transplante das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com os restos das plantas e infestantes sem semente que recolhemos da horta, folhas secas que os alunos recolhem regularmente nos espaços de recreio, restos de vegetais crús da cozinha, os restos da fruta recolhidos após os lanches da manhã.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nas culturas de outono/inverno fizemos sementeiras de espinafres, acelgas de nervura branca, alfaces e beterrabas.
Foi posteriormente feito o transplante destas culturas para a horta e ainda plantaram couve portuguesa.
Nas culturas de primavera/verão foi semeado feijão rasteiro, foram feitas sementeiras de tomatareiros de várias variedades e posteriormente transplantados. Foram também plantados beringelas, acelgas de nervura vermelha, abóbora e pimentos e efetuadas novas sementeiras e transplante de alface.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada manualmente com as crianças, em rotatividade.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é realizada visualmente e manualmente pela orientadora e pelos alunos, aquando da ida à horta (semanalmente), como aprendizagem sobre a vida das várias plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Maioritariamente nas culturas de outono/inverno, lagarta da couve, caracóis e pássaros, que foram retirados manualmente das plantas e manteve-se o espantalho .

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confeção de sopas e outros pratos com produtos da horta ocorre durante todo o ano, os alunos fazem a colheita e entregam na cozinha para serem confecionados.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sempre que surja um tema de estudo do meio, matemática (medida, por exemplo) ou algum livro história que possam ser trabalhados na horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Monitorização das pragas
Os alunos retiram manualmente os invasores das plantas

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: