As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Sec. Fernando Namora (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano e meio

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Físico-Química, Ciências Naturais, Área de Integração

3.3. N.º de alunos envolvidos:

+/- 120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Promoção de estilo de vida saudável, mudança de hábitos de consumo (produtos biológicos).
Aulas práticas e experimentais realizadas ao ar livre (compostagem, medição e correção de pH do solo; características do solo; relações bióticas; biodiversidade).
Conhecimento de técnicas de agricultura biológica (consociação de culturas, controlo de pragas, vermicompostagem e compostagem, gestão sustentável de água, economia circular) .

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por professores/ turmas / horários
Reuniões de concertação de tarefas de frequência semanal e comunicação através de um grupo criado no whatsapp "Mãos na Terra" e as entidades parceiras (Noocity urbam ecology, Nam).

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, mobilização e manutenção são feitas manualmente. Quanto à fertilização temos duas situações distintas: nas growbeds (módulos adquiridos à empresa Noocity com sistema de rega integrado por capilaridade) é usado um adubo orgânico e têm um vermicompostor integrado, nos terrenos contíguos, têm sido utilizados borras de café, cascas de ovo, cinzas e substrato de cogumelos cedido pela empresa Nam.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Vermicompostagem nas growbeds e através de um compostor cedido no âmbito do projeto "Devolver à Terra" promovido pela ZERO.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nas growbeds: couves diversas, aromáticas, acelga, beterraba, alface lisa, cenoura e pepino.
Nos terrenos contiguos: couves diversas, alfaces diversas, cebola, batateira, ervilheira, feijoeiro e tomateiro.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nas growbeds a rega é feita no inverno 1x em cada três semanas, no verão 1x por semana.
Nos terrenos ao lado diariamente consoante a estação do ano.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, em dias alternados aquando da rega.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas e caracóis, lagartas e aves (perdizes e melros).
Foram combatidos com montagem de um dispositivo CDs refletores, cinzas, borras de café, cascas de ovos cozidas e trituradas. Prevê-se a instalação de ninhos de Chapim.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Mobilização do terreno, preparação do solo.
Aula laboratorial: Verificação do pH do solo. 3 turmas do 3.º ciclo. Foram trabalhos conteúdos transversais de FQ e CN.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sementeira e plantio.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aula prática sobre compostagem e vermicompostagem no âmbito da classificação e tratamento de resíduos sólido e urbanos. 6 turmas envolvidas trabalhados conteúdos transversais às disciplinas de FQ e CN.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: