As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano letivo demos início a este projeto da horta.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Expressões, Matemática, Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

99

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A participação das famílias foi menor do que estava previsto, dados os constrangimentos impostos pela pandemia. Assim, esta participação cingiu-se à doação de sementes e plantas para os alunos plantarem na horta, na angariação de resíduos para fazermos a compostagem e na compra dos legumes apanhados na nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Foi realizado um inquérito aos alunos no sentido de percebermos o que estes entendiam por horta biológica, os benefícios que o consumo de produtos biológicos traz para a saúde, se aumentaram o consumo de produtos biológicos. Estas questões já tinham sido colocadas na auditoria e era um dos pontos em que os alunos apresentavam maiores lacunas.
Após a comparação dos resultados obtidos, foi com grande satisfação que concluímos que a maioria dos alunos já percebe no que consiste uma horta biológica e os benefícios que pode trazer o consumo de produtos biológicos para a sua saúde. Tendo também existido um aumento no consumo de produtos biológicos.
Em relação à compostagem também houve uma boa participação dos alunos na angariação de resíduos para colocarmos no compostor, o que nos leva a crer que pelo menos aprenderam reutilizar alguns resíduos e a transformá-los em composto para a nossa horta bio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi organizada uma agenda semanal com a distribuição das turmas pelos dias da semana em que podiam ir à horta, assim duas vezes por semana cada turma podia aceder à horta. Para que não houvesse turmas em simultâneo nesse espaço.
O espaço da horta foi dividido em parcelas, uma para cada turma
Em relação às tarefas, cada turma semanalmente faz a distribuição de tarefas pelos alunos, tendo incluído a tarefa dos responsáveis pela horta. Assim, por semana em cada turma há três responsáveis, sendo eles que nessa semana regam, mondam, semeiam e colhem. Embora esteja sempre presente toda a turma que aproveita para observar a sua horta e as das outras turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado pela Junta de Freguesia de Ferrel que nos apoiou na implementação deste projeto. Delineou os canteiros e colocou terra. Tudo o resto é feito pelos alunos, professores e assistentes operacionais desta escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A Junta de Freguesia de Ferrel ofereceu à escola um compostor. Como a maioria dos professores não tinha muitos conhecimentos sobre o processo da compostagem, assistiram a uma ação de esclarecimento sobre esta temática.
Foi colocado em cada sala de aula e no refeitório um balde com tampa para se recolherem resíduos, em seguida foi explicado aos alunos no que consistia a compostagem e eles também passaram a trazer de casa resíduos para colocarem no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Semeámos ervas aromáticas: salsa, coentros, hortelã, mangericão,
Plantámos courgetes, pepinos, alfaces, tomateiros, beterraba, couve flor, espinafres, ervilhas, feijão verde, morangueiros, batatas, cebolinho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Conseguimos juntar muitos garrafões que cortámos e colocámos junto à horta para que sempre que chove possamos aproveitar alguma água. Esta não é a solução ideal, mas como é o primeiro ano que temos a horta, foi o que conseguimos fazer. Para o próximo ano já estamos a pensar noutra forma de recolher a água da chuva.
A hortas são regadas duas vezes por semana, de acordo com agenda semanal estipulada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As couves começaram a ficar amareladas e murchas e quando as arrancámos tinham pequenas lagartas brancas nas raízes. Não conseguimos combater esta doença.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: medição de perímetros.
A horta serviu de suporte para serem trabalhados diversos conteúdos de forma transdisciplinar.
A turma FER2 do 2ºAno, por exemplo, estava a trabalhar na disciplina de Matemática o perímetro e numa das aulas foram medir o perímetro de toda a horta e de cada uma das suas parcelas, tendo feito o registo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de Bolo de Espinafres
A turma FER4 do 3ºAno, colheu espinafres da sua horta e decidiu fazer bolo de espinafres.
Trabalharam a receita do bolo, pesaram os ingredientes, confecionaram e deram a provar a todos os alunos, professores e assistentes operacionais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta Bio veio imprimir uma nova dinâmica na nossa escola, surgiram novas tarefas, responsabilidades, rotinas. Os alunos nos Conselhos Eco-Escolas confirmam que esta é a atividade que mais gostam, entre todas as que temos vindo a realizar.

15.1. Link para a página da horta: