As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária da Calheta/ PE da Calheta - Pólo da Calheta (antiga EB/S da Calheta) (Calheta (Madeira))

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

20 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

estufa 50m^2, horta 120m^2 e pomar 800m^2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10 alunos (no contexto da pandemia)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sim, direta e/ou indiretamente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Partilha de produtos e conhecimentos/ consolidação de aprendizagens.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Organização. Rotatividade de culturas. Pela ordem de prioridade (lei da natureza) - sementeira, transplantação, acompanhamento/desenvolvimento, colheita e partilha (feiras). Repartição de tarefas, por idades, aptidões e disponibilidades.

7. Como é feita a preparação do solo?

Mondas e cavas manuais e fertilização com matéria orgânica vegetal e animal.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim. Terra, ervas e folhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Árvores de fruto (mais de 40 variedades). Culturas várias. Consociações: Couve e alface. Abóbora maçaroca e feijão. Outras.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É guardada num tanque.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Conchonilha e lapa. Naturalmente, pela chuva ou pela folha caduca.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Feiras na escola, aulas e visitas guiadas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Visitas guiadas à horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas - 10 turmas/ano (200 alunos e 10 prof.). Envolvimento muito positivo, colocando questões sobre aspetos curiosos.


Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

- Feiras -20 feiras/ano (400, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação. Envolvimento muito positivo. Aquisição e troca de produtos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

- Visitas - Envolvimento muito positivo, colocando questões, provando, experienciando sobre aspetos curiosos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O pomar da escola constitui uma mais valia a vários níveis; contacto com a natureza, observação e registo de aspetos curiosos e diferentes, aquisição e consolidação de conhecimentos, degustação de frutos diferentes e exóticos, etc.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.ebscalheta.net/ebscalheta/ e https://sosambienteebspecalheta.blogspot.com/