As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento; Ciências Naturais; Ensino especial; ERMC

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano letivo, à semelhança do ano letivo anterior e por motivos de COVID-19 a participação das famílias/Encarregados de Educação não foi presencial, cada família pode contribuir para o enriquecimento da horta, enviando sementes e plantas para que pudéssemos desenvolver as nossas iniciativas na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este ano letivo, as atividades dinamizadas na horta, podem ser descritas em 4 grupos:

- Continuaram a ser dinamizados talhões para turmas aderentes – um espaço dedicado à adoção por parte de turmas que tivessem como intuito levar acabo a sementeira, plantio de espécies à sua escolha. Desta forma, poderiam ir acompanhando o desenvolvimento das suas culturas de forma mais ou menos autónoma.
- manutenção, semanal, por parte dos alunos que frequentam o Clube Eco-escolas de forma mais sistemática e contínua.
- Espaço selecionado para os alunos do Ensino especial e adaptar atividades na horta adaptadas às suas necessidades;
- Visitas, pré-programadas com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com atividades desenhadas para determinados alunos, adequado aos projetos que estavam a desenvolver na respetiva disciplina, como por exemplo a dinamização do Dia da Floresta autóctone, em que os alunos fizeram tiveram, na horta, um workshop sobre a importância da floresta autóctone e puderam semear e plantar várias espécies.

Desta forma a horta tem tido um papel muito importante na educação ambiental e na formação de cidadãos mais responsáveis pela preservação da natureza. Pretendeu-se também que que os alunos fossem capazes de realizar escolhas adequadas, no que diz respeito aos alimentos e na adoção de uma alimentação mais saudável. Os alunos participam na limpeza da horta, preparam o solo, fazem o plantio, a sementeira e a rega do solo sob a orientação dos professores. Podem também observar o crescimento das plantas, as mudanças ocorridas naquele ambiente, ficam a conhecer técnicas de agricultura biológica e como se realiza compostagem. Assim, os alunos participam intensamente do processo de cuidar da horta, trabalhando com entusiasmo e alegria. Estes momentos representam formas de brincar e de aprender a cuidar da natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita, preferencialmente, pelos alunos que integram o Clube Eco-escolas e a distribuição de tarefas é feita semanalmente, em dois dias da semana, com dois grupos diferentes. As tarefas, sementeira, manutenção, retirar ervas daninhas, combate de pragas, compostagem… são coordenadas pelos docentes. No entanto, outras turmas têm feito várias iniciativas na horta, como por exemplo: sementeira de árvores autóctones, sementeira de aromáticas, de desenvolvimentos de canteiros para o recinto escolar, elaboração de placas identificativas para as plantas existentes, construção de abrigos e comedouros para aves e construção de hotéis de insetos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, iniciamos a mobilização do solo, principalmente nos dois talhões existentes e dentro da estufa. Já no ano letivo anterior foi colocada rega gota-a-gota, de forma a termos uma técnica de rega mais sustentável e mais autónoma.
Posteriormente foi feita a fertilização com o uso do composto produzido na horta, foram, ao longo do ano, adicionadas cascas de ovos (para compensar em cálcio e repelir alguns rastejantes) e cinzas. Utilizou-se, ainda, água obtida através de infusões de cascas de banana e usadas borras de café do bar da escola e do esvaziamento de cápsulas de café que a comunidade escolar trouxe para a escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todas as semanas foram recolhidos, na cantina da escola, restos orgânicos produzidos durante a preparação dos almoços e guardados num compostor de madeira. A estes restos adicionava-se palha, alguma terra e deixamos repousar. Foram também usadas borras de café e cascas de ovos que iam sendo trazidos pelos alunos de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As principais culturas selecionadas este ano foram: alfaces, couve-brócolos, couve flor, couve coração, tomateiros, rúcula, cravos-túnicos, calêndulas, salsa, coentros, salva, aloé vera, morangos, ervilhas de quebrar, couve galega, couve trouchuda, acelgas, feijão verde redondo, cenoura, aipo e espargos (nasceram pelo primeiro ano).
Tivemos sempre em conta várias consociações, por exemplo: alface - cenoura - cebola (repelem o piolho da alface) ; tomate - cravo-túnico (repele a lagarta do tomateiro); alface-morangueiro - tomilho; rúcula-alface; acelga – alface.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os meses chuvosos, permitiu encher o depósito de 1000l que existe na horta para o aproveitamento da água das chuvas. Durante todo o ano, esta água foi aproveitada para regarmos sempre que foi necessário. Em momentos que foi necessário regar, não presencialmente, ou seja fins de semana e férias, foi dado primazia à rega gota-a-gota, a partir da programação de rega para horas em que a temperatura é menor (início da manhã ou início da noite). Os professores envolvidos fazem um escalonamento de regas. Prepara-se rega automática e gota-a-gota para ficar para o verão.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente é feita a ronda pelas plantas e é averiguado se estão a desenvolver alguma praga que necessite de intervenção. Os alunos fazem o registo fotográfico e pesquisam o problema caso exista, decidindo depois a melhor solução a tomar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Durante o ano letivo, os alunos foram sensibilizados e formados para possíveis pragas que poderiam assolar as nossas culturas (tendo por base a experiência do ano anterior). Atuamos pela prevenção, iniciando desde cedo algumas práticas que nos poderiam livrar de algumas visitas indesejadas: fomos colocando cascas de ovos pelas culturas e a invasão por moluscos foi bem menor que o ano anterior. Arejamos mais a estufa, de modo a permitir a circulação de ar e evitar a invasão de mosca branca e colocamos cartolinas amarelas e este ano, não tivemos esta praga.
Este ano, as colheitas foram afetadas por afídeos e formigas e esta praga deu mais trabalho. Realizamos alguns inseticidas naturais, que mostraram resultados positivos: infusão de absinto, alho, sabão, canela, camomila. As plantas eram pulverizadas 2x por semana. Entre as plantas plantamos coentros e tomilho e espalhamos ramos de absinto. Foram cultivadas calêndulas e cravos túnicos e outras aromáticas junto às culturas

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Berçário Júlio

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Mercadinho da horta-bio
Disponibilização de alguns produtos da horta consoante a quantidade produzida (mais ou menos quinzenalmente). Os professores e alunos clube Eco-escolas (20 pessoas) recolhem os produtos e disponibilizam na sala dos professores. Por serem ainda poucos produtos colhidos não tem sido possível, até ao momento alargar este mercadinho ao resto da comunidade educativa. No entanto, conseguido responder a algumas solicitações mediante a disponibilidade dos produtos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Berçário (+ de 300 alunos participantes)
O Berçário Júlio é um berçário de árvores autóctones. No âmbito desta atividade foram desenvolvidas aulas/workshop com várias turmas da escola. Nos workshops os alunos aprenderam várias características das sementes, trazidas pelos alunos e fornecidas pelo Departamento ambiental da Câmara. Aprenderam sobre as características e importância das árvores autóctones. A sua manutenção do berçário foi realizada pelos professores e alunos do Clube Eco-escolas, ou dos alunos que quiseram dar continuidade a esta atividade ao longo do tempo, fazendo a monotorização das plantas. No final do ano, normalmente, estas árvores são doadas aos serviços municipais que os distribui pelas florestas do conselho.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Workshops na horta – Janelas Floridas
Algumas turmas, ao longo do ano, pedem-nos para vir à horta para iniciarem plantações e poderem acompanhar o crescimento das plantas. Este ano tivemos a colaboração de duas turmas da escola, que se envolveram num concurso “Janelas Floridas” promovido pela câmara municipal e decidiram prolongar a horta para o espaço exterior e fazer uma horta/jardim vertical com materiais reutilizáveis. Todas as plantas usadas foram retiradas na nossa horta e feitas as plantações. A manutenção do jardim vertical é feita pelos alunos do Clube e pelos alunos destas turmas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Durante este ano letivo, a horta foi partilhada com a professora Ana Mendes de EMRC que desenvolve um trabalho mais específico com alunos de necessidades especiais. Partilhamos com eles conhecimentos e experiências e fazemos troca de sementes biológicas.
A horta tem crescido em número de espécies de aromáticas, existem, no momento, mais de 25 espécies diferentes de aromáticas. Todas elas estão identificadas e caracterizadas e classificadas de acordo com a sua categoria medicinal, aromática e melífera. Esta variedade de plantas na horta tem atraído cada vez mais aves, insetos polinizadores, contribuindo desta forma para o enriquecimento e preservação da biodiversidade.

15.1. Link para a página da horta:

https://ecoescolasjuliobrandao.blogspot.com/