As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EBI/S Marques Castilho (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Nunca existiu

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Físico-química e História

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Permitiu o conhecimento de algumas espécies agrícolas e a forma como são tratadas/cuidadas até chegar às nossas mesas. A maioria dos alunos teve a possibilidade de plantar pela primeira vez uma determinada espécie hortícola. O facto dos alunos ficarem responsáveis pela manutenção, desenvolveu o sentido de responsabilidade de cada um deles. Cada turma ficou com um talhão e no final será feita uma votação para escolher o que estiver melhor, o que desencadeou uma disputa saudável entre eles. Neste momento a horta é um local de visita e estudo por parte de alguns professores.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita por três turmas, sendo cada uma delas responsável pelo seu talhão.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase o solo foi preparado pelos alunos com a ajuda de um funcionário.
A Câmara Municipal de Águeda forneceu uma pequena quantidade de "terra", mais macia, para juntar à que existia no local e foi incorporada alguma matéria orgânica do compostor. Dividiu-se a área em talhões, ficando desta forma preparada para a plantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita com a relva que é cortada no jardim, alguns restos da cantina e as borras que saem da máquina do café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, pimento, tomate, couve, alho francês, beterraba, salsa, alecrim, coentro, tagetes, feijão, milho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida diretamente para dois contentores de 1000 Litros, sendo depois distribuída pelas plantas com um regador em função da necessidade. Todos os dias da semana a horta é visitada por elementos da turma que analisam e comunicam da necessidade de regar, ou não, as plantas. O coordenador visita a horta em dias intercalados supervisionando o decorrer dos trabalhos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A escolha de plantas instaladas na horta, teve em consideração a junção de algumas espécies ( alho, alecrim, tagetes) que permitem repelir de forma natural algumas pragas, principalmente insetos prejudiciais. Até à data apenas uma couve parece estar afetada por uma doença que é a potra.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Uma couve foi atacada por uma doença que parece ser a "potra". A solução é arrancar essa couve, queimar e plantar outra no seu lugar.,

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atendendo que a nossa horta é ainda muito recente, na ultima semana de aulas vai ser eleito em concurso o melhor talhão.
A nossa horta já permitiu lecionar alguns conteúdos da disciplina de Geografia como por exemplo: policultura, monocultura, minifúndio, sistema intensivo, sistema extensivo, culturas de regadio e de sequeiro e rotação de culturas entre outros aspetos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Agora que a nossa horta está iniciada, no último conselho de turma realizado das turmas envolvidas, disciplinas como Ciências Naturais e Físico-química mostraram interesse em fazer da horta uma espécie de "laboratório aberto".

15.1. Link para a página da horta: