As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Creche e Jardim de Infância do Arco Íris (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde 2008

2. Área aproximada da horta (m²):

36 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

pre escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

47

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

De acordo com a disponibilidade

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos são consumidos pelas crianças no estabelecimento e é dado conhecimento às famílias
Os produtos de maior quantidade foram vendidos às famílias
Os escolhidos pelas crianças eram levados para casa

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é dividida entre as duas salas de pré escolar, alternadamente a cada semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza , mobilização e fertilização foi feita pelos adultos e crianças do estabelecimento

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

hortelã
coentros
salsa
poejo
orégãos
manjericão
sálvia
erva príncipe
lúcia lima
três variedades de tomate
batata
nabo
cebola
pimento
curgete
pepino
cenoura
morango
feijão
piri piri

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A aguardar orçamento para rega gota a gota.
A rega é feita diariamente por uma ajudante de ação educativa junto com uma ou duas crianças

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não fizemos monitorização escrita das pragas. Apenas fomos observando, recolhendo para observação e identificação em atividades de sala

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

de caracóis
lagartas das couves
lesmas
formigas
pulgão preto no limoeiro
Apenas foi combatida a praga no limoeiro através de um produto químico, após várias experiencias naturais mal sucedidas.
As outras serviram de observação

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fizemos sopa uma vez.
Estiveram envolvidos todos os adultos das duas salas de pré escolar, bem como a maioria das crianças. Estas colheram os produtos e os pais participaram com os que nos faltavam, para a receita escolhida. de acordo com as escolhas feitas, algumas crianças cortaram e ou descascaram os produtos e outras lavaram. colocaram tudo dentro de uma panela e acompanharam um adulto à cozinha para colocarem no fogão. Uma das crianças utilizou a varinha mágica. Todas almoçaram a sopa que fizeram. Toda esta atividade foi, tal como todas as outras partilhada com os pais através da plataforma childdiary.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: