As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Externato de Nossa Senhora da Conceição (Porto Santo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Na escola a horta existe há já muitos anos,

2. Área aproximada da horta (m²):

8 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Ambiental

3.3. N.º de alunos envolvidos:

118

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias facultam sementes e plantinhas para colocar na hortinha.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos da horta são consumidos nos lanches ou almoços da escola (por exemplo alface).
A horta é um cantinho que os alunos gostam de visitar e serve de local de calma e relaxamento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As coordenadoras e respetiva docente de Educação Ambiental com a colaboração dos outros docentes da escola selecionam os alunos responsáveis pela rega, e outras tarefas da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

São utilizados receitas caseiras (por exemplo as cascas dos ovos) para combater as pragas;
Utilizamos o composto produzido no compostor da escola para fertilizar;
A limpeza é realizada de acordo com as necessidades pelos docentes e alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola dispõe de 2 compostores disponibilizados pela Empresa da Água e são colocados restos de alimentos e folhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta temos: favas, girassóis, alface, abóboras, rabanetes, batata, milho e batata doce, cebolinho e alho francês. Temos ainda, um cantinho das ervas aromáticas com salsa, hortelãs, orégãos e melissa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega realiza-se com a água recolhida das chuvas e é feita ao início do dia ou ao fim da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que necessário utilizamos receitas caseiras para combater as pragas como as cascas dos ovos para afastar os caracóis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

No início do ano tivemos de combater uma praga com as cascas dos ovos colocadas em água para afastar os caracóis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realizamos um almoço e u lanche em dias diferentes com adição de alface da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Por diversas ocasiões os alunos são levados até a horta para provarem os produtos e perceberem como são plantados, nascem e crescem alguns alimentos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Realizamos um concurso de desenho com a turma do 4.º ano de escolaridade, nas aulas de Educação Ambiental para selecionar o Croqui da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: