As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

400

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Contribuem com plantas e produtos e adquirem produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns turistas fotografam o espaço, existe uma página de rede social de partilha da evolução e da plantação dos produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma possui um espaço, e os terrenos são preparados por um jardineiros e pelos professores.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza é feita por alunos e funcionários da escola, mobilização e fertilização é realizada com composto natural e produto do nosso compostor, assim como os excrementos dos animais da nossa quinta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Num compostor fornecido pela ARM, materiais secos restos do jardim e da quinta pedagogica e restos de cascas da cozinha, assim como restos da carpintaria da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Milho, banana, morango, couve, beterraba, alface, tomate, pimento, salsa, tangerina, arassais, abóbora, entre outros.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega-se pelo inicio da manha sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente pelo jardineiro.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, Pombas, Periquitos, Coelhos, uma Gata, uma tartaruga, galinhas do mato.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de bolo de espinafres pelas turmas com a ajuda do professor;

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação de produtos pela turma com o professor titular;

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Preparação dos terrenos com várias ferramentas pelos alunos com a orientação do professor e jardineiro.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

variedade de produtos e produtividade excelente assim como os animais e todo o espaço envolvente.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ecoeb1pontadosol/