Os Insetos da Horta

Colégio Dr. Luís Pereira da Costa (Leiria)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Borboleta - Algumas espécies de borboletas atuam como polinizadores, ou seja, dispersam o pólen das flores e promovem a reprodução das plantas. podemos atrair as borboletas com plantas com néctar e mantê-las tornando o ambiente onde elas estão mais quente.

Espécie 2:
Joaninha - As joaninhas são predadores de pulgões e de cochonilha. Além disso também se alimentam de larvas, lagartas...
Para atrair joaninhas deve-se plantar endro, dente-de-leão, coentro...

Espécie 3:
Libélula - Mantém o controlo sobre pragas e animais prejudiciais. Estas são atraídas por áreas com água, locais onde se possam empoleirar e pela luz do Sol. Para mantê-los devemos evitar que a nossa horta esteja localizada em lugares com aranhas, rãs...

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Lagarta - Comem as plantas e deixam a horta destruída. para afastar as lagartas devemos procurar os seus ovos ou recolher as lagartas.

Espécie 2:
Mosca branca - Atacam uma diversidade de vegetais, queda de folhas e contribuem para a perda dos frutos. podemos afastá-los não usando óleos minerais.

Espécie 3:
Pulgão-Verde Os pulgões atacam a seiva dos vegetais e deixam um liquido açucarado, o que pode atrair fungos, bactérias e formigas. Para além disso deixam também as folhas novas amarelas e enroladas.

Memória descritiva:
Questionei os meus pais sobre insetos da horta e com a ajuda da internet e de livros decedi descrever e ilustrar estes 6 insetos.