Os Insetos da Horta

Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Joaninha - Mantém a horta limpa alimentando-se de pulgões, larvas, ácaros, moscas brancas

Espécie 2:
Abelha - Polinizadora: garante a formação de frutos e sementes.

Espécie 3:
Crisopa - Alimenta-se de ácaros e pulgões, limpando a horta.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Pulgões - alimentam-se da seiva das plantas

Espécie 2:
Lagarta (na linguagem vulgar, chama-se lagarta ao primeiro estágio larval de alguns insetos) - alimenta-se das folhas das plantas, sendo uma devoradora.

Espécie 3:
Mosca branca - suga a seiva das plantas, enfraquecendo-as.

Memória descritiva:
No âmbito da participação do nosso JI no projeto Eco-Escolas fomos desafiados a participar em diversos desafios, pelo que considerei que a atividade “Os Insetos da Horta” poderia ser uma oportunidade de todos olharmos para a biodiversidade com novas formas de ver e principalmente de ver os INSECTOS com outros “OLHOS”. Assim e no âmbito da comemoração do Dia da Biodiversidade, as crianças dos 3 aos 5 anos em conjunto com a família, foram visitar e observar a sua horta, ou em alternativa (para os que não tinham horta) o jardim ou simplesmente dar um passeio pelo campo e observar os diferentes bichinhos! Como a finalidade desta atividade, também, foi discutir o papel dos insetos para manutenção e equilíbrio da horta, sugeriu-se perguntas como: - Existem insetos na Horta? Quais? Como descobrir se um animal é um inseto? O que fazem os insetos na Horta? Como vivem eles? Será que os insetos ajudam a Horta? Será que eles prejudicam a horta?
Cada criança preencheu uma ficha de registo criada para o efeito e, algumas, fizeram o registo fotográfico dos insetos observados. No final fizeram a ilustração do seu inseto favorito. Algumas crianças fizerem ainda trabalhos de expressão plástica e vídeos.