Os Insetos da Horta

Escola Básica de Lagoa (Vila Nova de Famalicão)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
As formigas são insetos pertencentes à família Formicidae da ordem Hymenoptera. São insetos particularmente populares por serem muito comuns e tidos como altamente organizados. De fato, figuram entre os animais que atingiram um grau de organização biológica chamado de eusocialidade.
As formigas são conhecidas por conseguirem levantar e carregar objetos muitas vezes mais pesados do que elas mesmas, mas na verdade, há muito mais curiosidades surpreendentes sobre essas pequenas (ou nem sempre tão pequenas assim) criaturas.

Espécie 2:
Animal invertebrado do filo dos artrópodes da classe dos insetos e da família dos Grilídeos.
Os grilos são insetos saltadores de cor negra, essencialmente sedentários e omnívoros. Vivem em terrenos agrícolas em cavidades por eles perfuradas com as patas anteriores. Incapazes de voar, as asas posteriores ou não existem ou são muito reduzidas. Não se afastam dos seus domínios. A maior parte das espécies de grilos têm atividade crepuscular. Com as asas emitem sons estridulantes característica muito frequente nas noites quentes. De modo geral, os grilos estão adaptados aos habitats mais variados.

Espécie 3:
Joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidaee. Geralmente têm o corpo redondo e colorido, com muitas cores diferentes e espécies predadoras de pragas agrícolas e com grande importância na agricultura, pois atuam como controle biológico. Muitas espécies podem ser confundidas com outro grupo de besouros pequenos e coloridos, da família Chrysomelidae.
Certas espécies de joaninha têm a capacidade de soltar líquido amarelo de cheiro desagradável, através de glândulas localizadas nas pernas, que servem principalmente como defesa contra predadores.
Investigadores e agricultores tem usado como prática tecnológica o uso desses animais no papel de controladores naturais, no contexto do uso de recursos naturais para equilíbrio bioecológico.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Nada a registar.

Espécie 2:
Nada a registar.

Memória descritiva:
Nota importante: Foi feito com base nos trabalhos recebidos dos alunos, pelo que não foi possível enviar dados relativos a insetos prejudiciais.
Foi pedido aos alunos, a título de desafio, com base na proposta desta atividade, que procurassem insetos nas suas hortas biológicas.
Os alunos procuraram, desenharam e fizeram as pesquisas. Enviaram as fotos dos seus desenhos e os seus registos escritos.
Importa salientar que encontraram outros animais, que não são insetos, como minhocas e caracóis, tendo feito os seus respetivos desenhos e pesquisas.