Os Insetos da Horta

EB1/PE Areeiro e Lombada (Funchal)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Uma colmeia não é apenas importante para a produção de mel. As abelhas são extremamente eficazes no processo de polinização, essencial para a maioria das plantas. A sua importância é tão grande que alguns apicultores alugam as suas criações de abelhas para agricultores polinizarem as plantações. A presença de abelhas indica que há diversidade e que as flores vão se multiplicar.

Espécie 2:
A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso a sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos. Uma joaninha é capaz de devorar 200 pulgões em um dia.

Espécie 3:
Este inseto pertence à família das moscas e tal como o nome indica, são encontradas nas flores, onde estes insetos se alimentam do néctar e do pólen. É muito parecida com uma vespa, mas é apenas uma mosca que se desenvolveu , de modo a parecer um inseto perigoso, capaz de demover os seus predadores. Contribuem para a reprodução das flores, através da polinização.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
As lagartas são insetos que estão numa fase que precisam de se alimentar muito para entrar na fase da pupa, onde se desenvolverão até se tornarem borboletas. Elas devoram as folhas e são realmente problemáticas. Causam verdadeiros danos às árvores e às plantações agrícolas.

Espécie 2:
As colónias de cochonilhas algodão instalam-se nos ramos, nas folhas e nas flores das plantas. Elas dificultam a respiração das plantas, impedindo que as folhas realizem a fotossíntese, o que leva à melação das plantas.

Espécie 3:
Os gafanhotos são insetos caracterizados por terem as pernas posteriores muito grandes e fortes, o que lhes permite deslocarem-se aos saltos. Os gafanhotos alimentam-se apenas de folhas e formam enxames que devastam as plantações agrícolas.

Memória descritiva:
O aluno fez pesquisa de três insetos benéficos e de três insetos prejudiciais na internet. De seguida, desenhou os insetos, assim como registou as informações que achou mais importantes.
As vantagens e implicações, descritas acima, foram de dois alunos. Isto é, foram agrupadas informações, de modo que o texto ficasse mais completo.