Os Insetos da Horta

Escola EB1 Passal (Gondomar)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
A joaninha é um inimigo natural de pragas na agricultura. Ela é uma das principais responsáveis pelo controle biológico dos famosos pulgões, que se alimentam de seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Uma joaninha é capaz de devorar 200 pulgões num dia. A sua presença torna muitas vezes desnecessário a utilização de pesticidas.Para atrair joaninhas deve-se plantar: gerânios; funcho; cosmos; dente-de-leão; coentro e cenoura.

Espécie 2:
Uma colmeia não é apenas importante para a produção de mel. As abelhas são extremamente eficazes no processo de polinização. Sua importância é tão grande, que alguns apicultores alugam as suas criações para agricultores polinizarem as plantações. A presença delas indica que há diversidade e que as flores vão se multiplicar.

Espécie 3:
A crisopa é usada em todo o mundo para controle biológico das pragas na agricultura. Atacam insetos de várias espécies, sobretudo de corpo mole como pulgões. Quando detetam uma presa agarram-na e injetam-lhe o seu suco digestivo com as maxilas. Este suco dissolve os órgãos de um pulgão em 90 segundos. Para atrair Crisopas deve haver na horta plantas como: o dente-de-leão e o girassol.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
O pulgão suga a seiva das plantas para se alimentar. As folhas ficam enroscadas e cheias de picadas e os botões florais perdem a capacidade para abrir. Deve-se plantar alho ou cebola entre culturas, por serem um repelente natural destes insetos. O predador natural destes insetos são as grandes heroínas da horta, as joaninhas.

Espécie 2:
A cochonilha suga a seiva de plantas da horta. Os catos também são plantas muito escolhidas por estes insetos para seu habitat. Defende-se dos predadores através da produção de ácido carmínico, que serve de corante alimentar. Espécies atacadas: plantas de exterior e interior, laranjeiras, limoeiros, catos, trepadeiras. O inimigo natural destes insetos são as joaninhas.

Espécie 3:
Na horta, podem ser encontradas nos tomateiros, feijoeiros, couves, aboboreira... Abrigam-se na parte inferior da planta, sugam a seiva, o que enfraquece as plantas.Para combater deve-se atrair joaninhas.

Memória descritiva:
Este trabalho foi realizado com a colaboração da família.
A pesquisa de informação foi efetuada, a maior parte, na Internet. No entanto, como é um meio rural, o conhecimento dos pais sobre este tema foi uma mais- valia.
Os desenhos foram elaborados utilizando marcadores e lápis de cor.