Os Insetos da Horta

Escola EB Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Joaninha - Este coleóptero engloba inúmeras espécies, mas as duas mais comuns na Europa são a Coccinella septempunctata com 7 pintas pretas nos élitros (asas) vermelhos e a Adalia bipunctata com 2 pintas nos élitros vermelhos ou pretos. As joaninhas são grandes predadores de pulgões e chegam a comer, desde a sua fase larvar, cerca de 100 pulgões por dia.

Espécie 2:
Crisopídeo - A sua ação e a sua eficácia são enormes. Temível em relação aos pulgões, é igualmente letal no que diz respeito a muitas outras pragas. Cochonilhas farinosas, tripes, ácaros, psílios… nenhum lhe consegue resistir. É um inseto auxiliar indispensável na proteção e na limpeza da horta e jardim.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Ralo - Também conhecido como "grilo-toupeira", escava galerias no solo, prejudicando os rebentos e devorando raízes e tubérculos.

Espécie 2:
Lagarta - Atacam as partes subterrâneas das plantas (raízes, tubérculos) ou as partes aéreas (folhas ou frutos).
Nesta família, as lagartas- rosca que correspondem às larvas de típulas ou de nóctuas são especialmente vorazes e nocivas para o jardim.

Espécie 3:
Formiga - Embora não ataquem diretamente as plantas, estes pequenos insetos acabam muitas vezes por ser prejudiciais. As formigas invadem os vegetais infestados de pulgões, em busca do seu melaço. Constroem os seus ninhos no solo, ao pé das plantas, prejudicando as suas raízes e podendo provocar o seu definhamento.

Memória descritiva:
Os alunos fizeram pesquisa essencialmente em livros e na internet. Visualizaram as figuras (desenhos) e fizeram a reprodução dos mesmos.