Os Insetos da Horta

Colégio Bartolomeu Dias (Loures)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Joaninha:
A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos e pulgões. A sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais à horta e aos seres humanos.

Espécie 2:
Libélula:
A libélula está no topo da cadeia alimentar de insetos, mantendo um importante controle sobre pragas e animais e indesejados à horta.

Espécie 3:
Percevejo:
As pequenas pestes como pulgões e formigas que se alimentam do caule e de outras partes das plantas tendem a fugir do habitat de percevejos. As que ficam são devoradas por eles, o que ajudar a manter o controle biológico da horta.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Lagarta:
A lagarta precisa de se alimentar muito para entrar na fase pupa, onde se desenvolve por um tempo para se tornar borboleta. Ela devora as folhas e é realmente problemática.

Espécie 2:
Mosca branca:
A mosca branca ataca uma diversidade de vegetais. Ela causa a queda de folhas e ainda se alimenta de alguns frutos. Deixa um líquido açucarado que atrai outras pragas.

Espécie 3:
Pulgão:
O pulgão ataca a seiva dos vegetais e deixa um líquido açucarado, o que pode atrair fungos, bactérias e formigas. Deixa as folhas novas amarelas e enroladas.

Memória descritiva:
Eu fiz este trabalho com a ajuda dos meus pais. O professor Cláudio sugeriu algumas espécies de insetos e nós procurámos outros. Realizei uma pesquisa na internet e numa enciclopédia animal que tinha em casa. Foi muito divertido conhecer melhor estes animais e aprender os seus nomes científicos. Apenas não sei como se dizem. Para fazer a ilustração dos desenhos observei algumas imagens reais para me inspirar. Em primeiro lugar fiz os contornos e depois pintei com lápis de cor. Gostei muito deste projeto.