Os Insetos da Horta

Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Joaninha - Predadora de Pulgões, Piolhos e Ácaros que são insetos maléficos para as plantas e culturas da horta. Para os atrair para as hortas devemos cultivar Coentros, Funcho, Cominhos, Dente-de-Leão ou Cenouras.

Espécie 2:
Abelha - São as grandes polinizadoras, indispensáveis para o crescimento e propagação das plantas. Aumentam a produtividade, melhoram a formação de frutos como os Morangos. Devemos-lhes a diversidade e manutenção do ecossistema, por isso, cuidar das Abelhas é cuidar da Natureza. Para as atrair devemos plantar flores silvestres, diversas e autóctones, coloridas e que florescem em épocas diferentes. Algumas ervas aromáticas também são um ótimo isco para atrair abelhas, como é o caso do Alecrim, da Menta, do Tomilho, da erva-Cidreira ou dos Orégãos.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Pulgão - são insetos de 5mm de comprimento, de cores variadas, que atacam a seiva dos vegetais e deixam um líquido açucarado, o que pode atrair fungos e bactérias e formigas. Eles deixam as folhas novas amarelas e enroladas. Para combater os pulgões podemos fazer: uma Infusão de ervas diversas (Coentro á razão de um punhado de ervas secas para 1 l de água fervente. Deixe descansar, esfriar, coe e pulverize.) ou água de pimenta: (Bata no liquidificador algumas pimentas em 2 copos de água. Deixe repousar durante a noite toda. Na manhã seguinte, coe e dilua num copo de água. Pulverize à noite, 1 a 2 vezes por semana.) (NOTA: Os pulgões atacam especialmente quando as temperaturas são altas e há muita humidade. As joaninhas são o principal predador desta praga.)

Espécie 2:
Lagarta - estão numa fase que precisam de alimentar-se muito para tornarem-se borboletas. Elas devoram as folhas e são realmente problemáticas. Para poder acabar com as lagartas na horta podemos: usar remédios naturais, usar sabão, pesticidas e outros remédios ou/e controlar a reprodução de lagartas na horta.

Espécie 3:
Mosca Branca - insetos de 1 a 2mm de comprimento, de coloração branca a amarelada. Elas atacam uma diversidade de vegetais, como brócolos, pepino, beringela, pimenta, e ainda são as pragas do tomateiro. Elas murcham as plantas, causam a queda das folhas e contribuem para a perda dos frutos. Assim como os pulgões, elas deixam substâncias açucaradas que atraem outras pragas. Para combater esta praga deve: prevenir (destrua rapidamente as plantas que apresentem os primeiros sinais de doença. Queime-as ou enterre-as.), usar tratamentos, o método mais simples passa por colocar armadilhas amarelas, em plástico, etiquetas, garrafas plásticas… untadas com óleo vegetal ou azeite. (NOTA: Não use óleos minerais. As moscas-brancas são atraídas pela cor amarela. Também resulta com a cor laranja.) Estas devem ser colocadas entre as plantas. O seu objetivo é atrair e reduzir a população de adultos de mosca-branca. O uso de plantas aromáticas também pode ajudar. Plante alguns pés de coentros e manjericão entre as plantas afetadas.

Memória descritiva:
A pesquisa foi realizada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento das turmas do 6.º ano de escolaridade da nossa Escola.